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Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Qualificação de mão de obra: entenda a sua importância para a empresa

O investimento em seleção criteriosa e na qualificação de mão de obra pode gerar excelentes retornos para a empresa.

· 05/12/2013 · Atualizado em 19/05/2023
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Introdução

A qualidade do produto ou serviço que sua empresa comercializa nem sempre começa com você. Às vezes você é um revendedor, uma franquia ou um pequeno mercado. Mas a qualidade da entrega que a sua empresa faz, seja do produto ou serviço, começa pelas mãos de quem está na linha de frente do negócio.

Quanto mais habilidosas ou competentes forem essas pessoas, melhor e de maior qualidade será a entrega para seu cliente. Quando se compreende isso, entende-se o valor da qualificação e a empresa passa a investir no seu pessoal para colher o retorno.

A competência das pessoas de uma empresa é um dos principais fatores de seu sucesso ou fracasso.

A qualidade dos recursos humanos de uma empresa é um dos principais fatores de seu sucesso ou fracasso. Infelizmente, alguns processos de recrutamento ainda realizam a seleção de funcionários pensando naqueles com baixas pretensões salariais, sem oferecer posteriormente oportunidades de capacitação para melhora do desempenho nas atividades exercidas.

A falta de competência profissional dos trabalhadores é uma das razões para a baixa produtividade no trabalho. A falta de qualificação de mão de obra também diminui consideravelmente o tempo do trabalhador no mesmo emprego. E, mesmo assim, são poucas as organizações que priorizam a busca de um quadro técnico de excelência.

Várias questões têm que ser pesadas antes de se optar por profissionais com baixa qualificação. Colaboradores qualificados dão agilidade à execução de tarefas, contribuem com a multiplicação de conhecimentos e propõem soluções para problemas decorrentes de processos mal desenhados. Ou seja, valem o investimento feito.

No caso da empresa incorporar alguém menos qualificado ao seu quadro de funcionários, haverá maior probabilidade de atividades serem refeitas diversas vezes, e, consequentemente, o tempo de execução aumentará e a produtividade, cairá. No caso de pessoas sem qualificação, ainda há o risco de insatisfação do contratante e desligamento do colaborador, implicando em gastos com rescisão contratual e um novo processo seletivo .

Por isso, a equipe de gestão de pessoas envolvida nesse processo deve ter consciência do que a empresa precisa para oferecer um diferencial no seu negócio, independente do trabalho dela. É importante ficar atento ao processo de recrutamento, seleção e capacitação de funcionários. Profissionais capacitados serão o diferencial para a execução de atividades, e a oferta de capacitação pode ser outro diferencial para o candidato que pretende trabalhar nela.

Algumas empresas preferem formar seus empregados, evitando, assim, vícios de trabalho adquiridos em outros locais. Caso a empresa opte por contratar pessoal sem experiência, deve pensar em investir em capacitação. O retorno do investimento (ROI) é alto, mas é bom lembrar que o dinheiro deve ser gasto com quem vale a pena, ou seja, aqueles que participam de programas de capacitação devem ter capacidade de absorver o aprendizado e até disseminá-lo para gerar o resultado esperado.

Importante:

Identificar um profissional com esse perfil deve também estar na mente dos recrutadores na ocasião da seleção. Lembre-se: o resultado de um empregado capacitado faz retornar rapidamente à empresa o valor por ela investido.

Não é possível mensurar com precisão o retorno do investimento sobre uma capacitação. Há fatores mensuráveis, como o aumento da produtividade e diminuição do absenteísmo, porém existem outros, como ganho de motivação, que são intangíveis.

Para mais precisão na mensuração de resultados e melhorias, é necessário consultar as pessoas diretamente responsáveis para saber se, mediante observação, as competências dos subordinados foram desenvolvidas. Pode-se aplicar testes (avaliação de aprendizado) ou verificar se tarefas/atividades estão sendo melhor executadas (avaliação de indicadores).

A utilização de técnicas de mensuração do ROI pode servir para embasar futuros investimentos num programa de treinamento. É sempre aconselhável ter alguma medição de resultado, ainda que possa não ser 100% precisa.

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