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Planejamento | COMÉRCIO ELETRÔNICO
A integração de sistemas no e-commerce

Todas as diferentes formas de integração dependem da plataforma adotada pelo empresário.

· 05/12/2013 · Atualizado em 26/09/2022
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No e-commerce, quando a empresa já tem as decisões sobre o mercado, produtos, concorrência e consumidores, um dos maiores desafios é a criação da loja on-line. O site será a vitrine e a comunicação entre a empresa e o consumidor. O empreendedor deve planejar com cuidado para entender e atender a todos os aspectos do negócio. No caso do comércio eletrônico, existe uma dúvida bastante comum e que engloba não só essas questões, mas uma série de outros aspectos como segurança e confiança: qual plataforma de e-commerce selecionar?  Por ser o sistema sobre o qual tudo é construído e trabalhado, podemos afirmar que a plataforma de e-commerce consiste no coração do negócio.

A integração de uma loja virtual é uma forma de garantir a transmissão de informações do e-commerce entre os diferentes sistemas utilizados, tanto nas lojas físicas quanto on-line e até mesmo nos marketplaces, evitando duplicação de dados e lacunas que geram erros na gestão e logística do negócio. Ela é a grande responsável pela harmonia no funcionamento entre os diferentes sistemas e ferramentas utilizados na rotina de uma loja virtual.

Quando pensamos em integração no e-commerce, podemos abordar diferentes aspectos:

  • Integração com sistemas internos - Enterprise Resourse Planning(ERP);
  • Integração em plataformas e meios de pagamento;
  • Integração com sistema de análise de fraude;
  • Integração das plataformas com redes sociais, blogs e outros sistemas de terceiros, visando a aumentar a abrangência do e-commerce.

Todas essas diferentes formas de integração dependem da plataforma adotada pelo empresário. Sob o enfoque do lojista, abaixo seguem aspectos importantes que uma plataforma de e-commerce deve possuir:

  • Deve ser possível mensurar as informações on-line com relatórios de vendas, tráfego etc;
  • Deve permitir a instalação do Google Analytics e Adwords;
  • Deve ser otimizada para mecanismos de busca;
  • Deve ter segurança e estabilidade com a possível integração com sistemas de análise de fraude (FControl, ClearSale), ótimo uptime e banda do servidor da hospedagem, backup das informações e sistemas de segurança (Site Seguro, Site Blindado, Certificados SSL);
  • A plataforma deve ser flexível e permitir expansão;
  • Deve possuir ferramentas para criar promoções para um canal de vendas ou parceiro com configurações de frete grátis;
  • Deve permitir a integração com ERP com importação de relatórios, bancos e gateways de pagamento;
  • Deve possuir área administrativa intuitiva e acessível;
  • O design deve ser personalizado (layout, navegação, usabilidade, busca e filtros);
  • Deve permitir a integração com comparadores de preços como Buscapé, Bondfaro e também com o Mercado Livre.

Saiba mais

Artigo: O planejamento no e-commerce

Artigo: Plataforma de e-commerce: como escolher

Curso on-line: Como melhorar a gestão de sua loja virtual em marketplace

 


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