COMÉRCIO ELETRÔNICO

A loja virtual precisa se preocupar com a usabilidade

Usabilidade é sinônimo de facilidade de uso. Se um site é simples de usar e funciona adequadamente, melhores as chances de conseguir clientes e vendas.

A usabilidade e a navegabilidade têm impacto direto na taxa de conversão do site. Taxas de conversão no e-commerce brasileiro giram em torno de 0,5% a 1,5%. Pouco, comparado às taxas do mercado norte-americano, no qual em algumas categorias a proporção atinge 17%.

A taxa de conversão diz respeito sobre as compras efetivadas pelos clientes e é calculada com a fórmula:

TC = VU ÷ PA

Sendo:

VU = Visitantes Únicos
PA = Pedidos Aprovados

Assim, para conseguir melhores resultados, o site precisa ser um ambiente agradável em que o usuário aprende mais rápido a usar, memoriza as operações e comete menos erros. A usabilidade está ligada ao estudo da arquitetura da informação que tem evoluído muito no entendimento de como o internauta se relaciona com as interfaces. Hoje os arquitetos da informação usam técnicas como:

  • Benchmark: observação e estudo de projetos que tenham semelhança, em comportamento ou conteúdo, com o projeto que será desenvolvido.
  • Inventário de conteúdo: quando o conteúdo informativo é grande, se faz necessário ter um controle global destes textos que serão gerados para o site.
  • Sitemap: organograma contendo todas as páginas que o site/portal irá conter. 
  • Fluxograma: sitemap no qual são organizadas hierarquias das informações e seus fluxos. 
  • Personas: descrição que pode ser muito detalhada ou mais simples, com o intuito de personificar um usuário do público-alvo.
  • Wireframe: a planta baixa do site. O resultado de pesquisas em que podem ser encontrados todos os elementos em cada tela e suas disposições e orientações. O intuito é mostrar a hierarquia das informações, das telas e o fluxo de navegação que irá existir. O wireframe deve ser apresentado em tons de cinza. 

 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: