VENDA

Acelerar as vendas pode não ajudar a sair da crise

Equilibrar as contas não é tarefa simples e a estratégia de apenas controlar os prazos da empresa para que o dinheiro apareça no caixa pode ser insuficiente.

  • Volume de vendas

Você com certeza já leu várias definições sobre o que é e como funciona o capital de giro, certo? Mas vamos recapitular: a composição dos prazos de pagamento, estocagem e recebimento praticados pela empresa determinam o “ciclo financeiro”, que é o tempo médio que o dinheiro da empresa fica fora do caixa para financiar o estoque e as vendas. De maneira geral, quanto menor for esse ciclo, mais rápido o dinheiro voltará a ficar disponível para pagar as contas.

Parece fácil, não é? Muitos empresários conseguem gerenciar os prazos desse ciclo, evitando sua elevação, mas sem obter mais dinheiro na conta e tampouco conseguir reduzir a necessidade de antecipar recebíveis constantemente. Esta situação lhe é familiar? Veja neste conteúdo da série Negócio na prática escrito por Andre Wormhoudt por que isso acontece.

Cuidar bem do dinheiro é essencial para a prosperidade do negócio

O sucesso da sua empresa também depende de bons controles financeiros. Uma boa dica é não misturar suas contas pessoais com as do seu negócio.

Volume de vendas
  • O foco no equilíbrio

Pode parecer contraditório, mas, normalmente, quando isso acontece, é porque a empresa vem apresentando sucessivos meses de aumento nas vendas ou teve um pico de vendas muito acima da média. Nesse cenário, a necessidade de recursos aumenta em velocidade superior à geração do lucro do negócio, que deveria justamente “financiar” essa diferença.

Está difícil entender?

Veja como é simples: imagine o caixa da sua empresa como o nível de água em uma caixa d'água. A vazão de entrada e saída da água é representada pelo ciclo financeiro. O crescimento das vendas equivale a aumentar o tamanho dessa caixa d'água. Quanto maior for esse crescimento, maior será a sensação de que a caixa está com menos água (ou a conta da sua empresa com menos dinheiro).

Vídeo: Gestão de Vendas

Vender é mais que apresentar produtos ao cliente ou tirar pedidos. Veja no vídeo abaixo orientações para criar estratégias de vendas e planejar a gestão comercial de seu negócio.

O foco no equilíbrio
  • Volume de vendas
  • Saiba mais

O crescimento das vendas não pode ser fruto de um vale-tudo comercial, com sacrifício de margens e aumento real dos custos financeiros. Especialmente no atual momento econômico do país, no qual as taxas de juros estão ainda maiores e o crédito bancário, cada vez mais escasso devido à inadimplência.

A palavra-chave é equilíbrio. Saber a hora de tirar o pé do acelerador de vendas para deixar o caixa respirar é tão importante quanto acelerar e conquistar novos clientes.

Nesse sentido, o fluxo de caixa é uma ferramenta imprescindível para auxiliar a empresa a identificar a velocidade das vendas e da recomposição do caixa. 

Saindo do vermelho em 3,2,1

Pode parecer que poucos empresários se enquadrariam na situação de desequilíbrio do capital de giro decorrente do aumento das vendas. Na verdade, se hoje sua empresa já sofre com falta de dinheiro pelas vendas em baixa, o alerta que fazemos é que a volta do crescimento não vai resolver imediatamente esse problema, podendo, inclusive, agravá-lo.

Para minimizar esse possível desconforto financeiro, recomendamos:

  • Resista à tentação de vender a “qualquer preço”, “qualquer prazo” ou “só para entrar algum dinheiro”. A consequência disso no caixa é a mesma que a da droga no organismo: pedirá cada vez mais.
  • Faça dinheiro liquidando estoque parado há muito tempo e ativos sem utilização. Nem perca seu tempo em calcular lucro, o que importa é o quanto alguém se dispôs a pagar por isso.
  • Elabore e analise um “fluxo de caixa”. Ele é sua principal ferramenta de gestão financeira e mostra com precisão o timing de acelerar e frear o crescimento de vendas.

Nosso intuito é ajudar você e sua empresa a serem os principais beneficiados quando as suas vendas voltarem a crescer. Para que dê certo, o crescimento tem que ser feito com planejamento. 

Saiba mais
  • O foco no equilíbrio

Autor: Andre Wormhoudt, consultor e ex-gerente de banco. Especialista em pequenos negócios.

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