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Mercado e Vendas | VENDA
Aumentar as vendas pode não ajudar sua empresa a sair da crise

Veja como equilibrar a gestão financeira observando o fluxo de caixa e o capital de giro do seu negócio.

· 17/02/2017 · Atualizado em 03/10/2022
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Volume de vendas

O sucesso de qualquer negócio tem como propósito final gerar vendas e relacionamentos fiéis com seu público e mercado. Para que isso aconteça, uma gestão financeira saudável,com estratégias claras e alcançáveis, é fundamental.

Independentemente do setor de atuação no mercado, para conseguir competir, todo empreendedor precisa ter uma visão de curto e longo prazo da saúde financeira da sua empresa. Capital de giro, fluxo de caixa e gestão de vendas fazem parte desse equilíbrio. 

Administrar um negócio próprio é uma grande responsabilidade, pois manter uma empresa operando de maneira próspera e sustentável exige do empreendedor mais que iniciativa e dedicação. Não importa o setor de atuação, para sobreviver no mercado, é essencial trabalhar com inteligência e visão de longo prazo para que todas as áreas do empreendimento funcionem da melhor forma possível. 

Saber controlar o capital de giro é um dos aspectos fundamentais não apenas para manter o sucesso do negócio, mas a sua própria existência. Você com certeza já leu várias definições sobre o que é e como funciona o capital de giro, certo? Mesmo assim, vamos recapitular: a composição dos prazos de pagamento, a estocagem e os recebimentos praticados pela empresa determinam o seu “ciclo financeiro”, que corresponde ao tempo médio que o dinheiro da empresa fica fora do caixa para financiar o estoque e as vendas. De maneira geral, quanto menor for esse ciclo, mais rápido o dinheiro voltará a ficar disponível para pagar as contas.

Muitos empresários gerenciam os prazos desse ciclo para evitar seu aumento. Ainda assim, eles ficam sem obter mais dinheiro na conta e, por isso, não conseguem reduzir a necessidade de antecipar recebíveis constantemente. 

Mostramos no conteúdo abaixo, na série Negócio, por que essa situação é comum em muitos negócios, como ela acontece na prática e como os empreendedores podem evitar problemas que comprometam a existência da sua empresa.

Não misture finanças pessoais com o dinheiro do seu negócio

Cuidar bem do dinheiro é essencial para a prosperidade da empresa. Uma boa dica é não misturar suas contas pessoais com as do seu empreendimento, já que essa situação gera conflitos e atrapalha a visão real da saúde financeira do negócio.      

Aumento no volume de vendas

Pode parecer contraditório, mas, normalmente, crises podem acontecer quando a empresa vem apresentando sucessivos meses de aumento nas vendas ou teve um pico de vendas muito acima da média. 

Nesse cenário, a necessidade de recursos aumenta em velocidade superior à geração do lucro do negócio, que deveria justamente “financiar” essa diferença.

Imagine o caixa da sua empresa como o nível de água em uma caixa d'água. A vazão de entrada e saída da água é representada pelo ciclo financeiro e o crescimento das vendas equivale a aumentar o tamanho dessa caixa d'água. Assim, quanto maior for esse crescimento, maior será a sensação de que a caixa está com menos água - ou, no caso da empresa, de que a conta está com menos dinheiro.

Gestão de vendas

Vender é mais que apresentar produtos ao cliente ou tirar pedidos. Veja no vídeo abaixo orientações para criar estratégias de vendas e planejar a gestão comercial de seu negócio.

Fluxo de caixa e foco no equilíbrio     

O aumento das vendas não pode ser fruto de um vale-tudo comercial, com sacrifício de margens e aumento real dos custos financeiros - especialmente no atual momento econômico do país, em que as taxas de juros estão ainda maiores e o crédito bancário, cada vez mais escasso devido à inadimplência.

A palavra-chave, portanto, é equilíbrio. Saber a hora de tirar o pé do acelerador de vendas para deixar o caixa respirar é tão importante quanto conquistar novos clientes.

Nesse sentido, o fluxo de caixa é uma ferramenta imprescindível para auxiliar a empresa a identificar a velocidade das vendas e a recomposição do caixa. 

Através do fluxo de caixa, é possível identificar e evitar problemas financeiros. Da mesma forma, um controle rigoroso dessa ferramenta é importante para o equilíbrio das finanças, estabelecendo um planejamento sustentável onde o gestor, ao analisar as informações, consiga criar estratégias e prever eventos futuros.   

Nessa análise, podem ser incluídos os mecanismos de venda e a gestão de estoques, que, ao se alinherem às informações do fluxo de caixa, podem trazer uma manutenção sustentável e maior rentabilidade ao negócio. 

Saindo do vermelho com ações e estratégias

Pode parecer que poucos empresários se enquadram na situação de desequilíbrio do capital de giro decorrente do aumento das vendas, mas, se hoje sua empresa já sofre com falta de dinheiro pelas vendas em baixa, fique atento! 

A volta do crescimento nas vendas não vai resolver imediatamente esse problema, podendo, inclusive, agravar a situação. 

Para minimizar esse possível desconforto financeiro, recomendamos:     

  • Resistir à tentação de vender a qualquer preço e a qualquer prazo só para que entre algum dinheiro. Como consequência, pode ser que o caixa exija essa medida com cada vez mais frequência.
  • Fazer dinheiro liquidando estoque parado há muito tempo e ativos sem utilização. Nem perca seu tempo calculando o lucro, já que o que importa é que alguém se dispôs a pagar por isso.
  • Elaborar e analisar um fluxo de caixa, já que ele é sua principal ferramenta de gestão financeira e mostra com precisão o tempo de acelerar as vendas e a melhor forma de administrar o seu aumento.

O Sebrae busca ajudar empreendedores e seus negócios para que suas vendas voltem a crescer com equilíbrio e de forma sustentável. Para que dê certo, esse crescimento tem que ser realizado com planejamento. 

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