AMBIENTE COMPETITIVO

Análise da concorrência

O empreendedor deve identificar quem realmente são os concorrentes e agir a partir dessa análise.

O empreendedor deve identificar quem realmente são os concorrentes e agir a partir dessa análise.

Dicas para identificar quem realmente é concorrente

É necessário conhecer, primeiramente, as próprias características: aquelas referentes aos produtos que comercializa, seu porte, os locais e a capacidade de atendimento. Depois é que se compara com outras empresas que possuem características idênticas ou semelhantes.

Com a identificação dos concorrentes diretos de sua empresa, busque informações adicionais por meio de pesquisa de mercado ou pura observação que o proprietário e seus colaboradores podem realizar.

As principais questões que devem ser pesquisadas continuamente são:

  • Identificação dos pontos principais para se diferenciar da concorrência e se tornar mais competitivo - localização, preço, comunicação, especialização, produtos ou serviços com qualidade superior, atendimento personalizado.
  • Avaliação se com uma estrutura mais enxuta é possível ser mais eficaz que os concorrentes.
  • Identificação das necessidades dos clientes que não vêm sendo atendidas pelos concorrentes.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: