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Mercado e Vendas | MARKETING
As 7 regras de ouro do marketing

Conheça ações para conquistar a sua clientela, os instrumentos de ação do marketing e, claro, saiba quais são as regras a seguir nesse jogo.

· 20/04/2014 · Atualizado em 03/08/2022
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Segundo Kotler “Sem cliente não existe negócio“ e isso parece bastante aceitável. O objetivo primordial de uma empresa deve ser a atração e manutenção de clientes satisfeitos, que possam pagar pelos produtos adquiridos e continuem comprando. 

Toda empresa sonha com a fidelização de clientes, que além de comprar ainda divulguem a empresa, indicando para pessoas amigas e da família. Porém, isso não acontece por acaso, é necessário conhecer expectativas, desejos e necessidades dos consumidores do mercado onde a empresa atua. 

De maneira geral, é necessário conhecer o potencial do mercado, entender o comportamento dos consumidores, produzir e ofertar soluções para as reais dores do público-alvo, com preços justos, oferecendo serviços de atendimento e vendas de qualidade e sempre procurando superar as condições gerais dos concorrentes.  

Marketing como área agregadora

O marketing faz parte de todo um sistema empresarial, não é um setor isolado. Por isso, sua integração com todas as outras áreas acelera o processo de entendimento do que será entregue ao cliente final, cuidando desde a qualidade da produção até a entrega e medindo os níveis de satisfação.  

Por ser uma força impulsionadora dos resultados das empresas, é importante observar regras de ouro para que o plano de marketing seja efetivo e eficaz. 

Tenha interação com seus clientes 

O novo cliente não é apenas um consumidor de informações e produtos; ele interage com outros consumidores compartilhando suas experiências e frustrações, colocando na berlinda o nome das marcas e expondo competências e incapacidades dos seus fornecedores. 

Neste momento, o marketing é estratégico, e ter um bom posicionamento nos mecanismos de buscas e uma plataforma de interação (redes sociais e site) é diferencial para relacionamento com o público-alvo. 

Não se mensura o que não é registrado

Em tempos de Big Data, as informações estão disponíveis de maneira farta para pesquisas, todavia, os registros de como o seu público está interagindo com sua marca e produtos, assim como as opiniões dele, é algo precioso para ações específicas de busca de novos clientes, manutenção e fidelização, bem como, a mensuração de resultados. 

Observe os seus concorrentes e tire vantagem 

Seus concorrentes não são apenas adversários diretos nessa arena de negócios, eles podem ser fonte de informações de erros e acertos dentro do mercado. Em marketing, as ações são constantes e disruptivas, ou seja, nada é eterno e muda de acordo com o comportamento do consumidor. Esteja sempre pronto para mudar, inovar, criar e seguir as tendências do ambiente.

Seja ousado, porém, com planejamento 

Com tanta concorrência, ser ousado gera impacto tanto no mercado quanto nas impressões com o cliente.  Planeje ações e após executá-las observe os resultados, promova ajustes, seja ágil e ganhe vantagem perante a concorrência. 

Quem não planeja e não mede o desempenho não gerencia. E a formula para a morte prematura dos pequenos negócios é a ausência de gerenciamento. Mude essa realidade e fuja das estatísticas negativas. O sucesso te espera!
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