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Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Bares e restaurantes: um setor em expansão

Alimentação fora de casa é um ramo que cresce a cada ano, mas requer planejamento adequado.

· 18/12/2013 · Atualizado em 31/08/2022
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O setor

O setor de serviços de alimentação, que inclui os bares e restaurantes, cresceu em média 11% ao ano de 2009 a 2019, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), que levanta os dados junto aos fornecedores de food service. Com a pandemia de covid-19, o faturamento do setor teve forte impacto em 2020, com recuperação parcial em 2021. Desde então, os empreendedores seguem se reinventando para garantirem seu espaço no mercado.

Antes da crise, o setor gerava cerca de 450 mil novas oportunidades de emprego por ano, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Na pandemia, a estimativa é que pelo menos 600 mil empregos tenham sido perdidos, como reflexo também do encerramento de atividades de uma parte dos estabelecimentos.

Agora, a atenção do ramo se volta para a recuperação efetiva e retorno do crescimento sustentável. Para isso, os negócios têm apostado, por exemplo, em otimização de processos, revisão do cardápio e ampliação dos serviços (em especial a manutenção do delivery). Ainda, reforçar a higiene e segurança segue como ponto crucial, justamente com preço justo.

Plano de negócio

Em qualquer ramo de atividade, quanto maior a pesquisa menor é o risco. Para bares e restaurantes, a orientação não é diferente. O presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, Célio Salles, recomenda que todo empresário, antes de iniciar a montagem de seu estabelecimento, deve elaborar um plano de negócio. Nesse planejamento, é preciso que existam os seguintes elementos:

  • Identificação da oportunidade de negócio.
  • Quantificação da clientela.
  • Estimativa de faturamento.
  • Investimento necessário.
  • Custo operacional.

A conta é simples. O empreendedor deve avaliar o potencial/rentabilidade do negócio versus o retorno de investimento. Além de colocar no papel o que é necessário para montar seu negócio, o empresário também precisa realizar pesquisa sobre o potencial do empreendimento, saber qual é a estrutura necessária e conhecer o potencial de vendas do seu produto/serviço.


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