DEMANDA DE CONSUMO

Bem-estar em serviços do segmento de beleza

Beleza e saúde são sinônimos de bem-estar. Os empreendimentos do setor devem estar preparados para oferecer esta combinação para os clientes..

O que é bem-estar?
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Uma mudança importante que está acontecendo no setor beleza é a ampliação do conceito de bem-estar. Isso acontece, de um lado, por imposição dos próprios consumidores, que querem múltiplos serviços em um único espaço, e, de outro, por sugestão da indústria, com a criação de linhas de produtos que trabalham o conceito de beleza integrado ao bem-estar, propondo ao consumidor não ser só bonito, mas também saudável.

A formulação desse novo conceito implica a necessidade de potencializar a experiência oferecida ao cliente, pois será o cuidado com os detalhes que fará a diferença no momento de o consumidor optar por um salão ou outro. Por exemplo, uma massagem ao lavar os cabelos ou um processo especial de relaxamento nos pés e nas mãos são algumas ações que fazem com que um serviço seja mais valorizado. Além de ampliar o giro do negócio, essa estratégia é fundamental tanto para fidelizar clientes quanto para o reconhecimento dos diferenciais do espaço.

Integração da equipe
  • O que é bem-estar?
  • Serviços e preços

E, falando de consumidores fiéis, os empreendedores do segmento de beleza devem ficar atentos, pois a fidelidade está muito mais voltada para o profissional do que para o salão em si.

Isso traz a necessidade de estabelecer relações de parceria com os profissionais, garantindo a fidelização do cliente de diferentes maneiras, como promoções e clube vip, com base no estímulo do relacionamento dos consumidores com profissionais que atuam nas mais diversas áreas no salão.

Para garantir a execução do conceito de bem-estar, é preciso ainda contar com profissionais diferenciados.  Os consumidores sabem o que querem, e a maioria pesquisou antes de chegar ao salão ou centro de estética. Esses clientes também desvalorizam espaços e profissionais pouco informados e são formadores de opinião entre públicos relacionados.

Eles também querem novidades o tempo inteiro, o que significa que ganham pontos extras os negócios que conseguem antecipar possibilidades e apresentar inovações em primeira mão.

Serviços e preços
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  • Pela saúde de todos

Outros aspectos diretamente conectados ao conceito de bem-estar são a flexibilidade dos serviços e a maleabilidade no preço. Os clientes estão dispostos a pagar mais não só pelo serviço personalizado, mas também pelo oferecido em função do tempo que querem gastar.

Profissionais do mercado também concordam que os consumidores fazem pouca ou nenhuma economia para obter o resultado que querem. Já na comparação entre homens e mulheres, a análise aponta o público masculino como o mais fiel, melhor remunerador e que deseja que os serviços sejam executados de forma mais discreta.

Pela saúde de todos
  • Serviços e preços

É preciso também conectar o conceito de bem-estar com saúde. No mercado de beleza no Brasil, as exigências de biossegurança tornam-se cada vez mais fortes por demanda dos consumidores, que estão mais informados, e também dos profissionais, que querem resguardar a própria saúde.

Há uma percepção clara dos profissionais sobre os malefícios do uso constante de produtos químicos e da necessidade de usar luvas para os procedimentos, além da conscientização sobre temas como o combate à hepatite e às doenças de pele.

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