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Wed Jun 07 01:40:43 BRT 2023
Mercado e Vendas | FRANQUIA
Boas práticas e fatores críticos para o sucesso de franquias

A preocupação em seguir as regras e visar sempre a qualidade global do negócio é importante para o relacionamento entre franqueadores e franqueados.

· 24/01/2014 · Atualizado em 07/06/2023
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Gestão e atuação

As boas práticas procuram definir a melhor forma de atuação de franqueadores e franqueados, para que todos possam se beneficiar das vantagens do sistema, minimizando os riscos inerentes a todos os negócios e, acima de tudo, reduzindo os conflitos que possam ocorrer entre as partes.

Dos franqueadores, espera-se que:

  • ofereçam produtos e serviços de qualidade e com diferenciais que permitam manter a competitividade da franquia no mercado;
  • tenham o registro da marca e um projeto de identidade visual que resguarde os direitos de exclusividade de uso pelos franqueados;
  • foquem no relacionamento com a rede, sempre buscando minimizar conflitos;
  • estabeleçam regras claras, seguindo o que determina a Lei de Franquia Empresarial;
  • ofereçam treinamentos e consultoria de campo constantemente, investindo na modernização da rede e na capacitação de seus franqueados;
  • deem o suporte necessário para o crescimento dos franqueados;
  • cumpram as regras do contrato de franquia;
  • sejam transparentes com a rede nas tomadas de decisão;
  • façam um adequado uso do fundo de propaganda, quando existir na rede, mantendo uma contabilidade transparente dos recursos nele aplicados e investindo em um plano de marketing para ampliar os resultados dos franqueados.

Dos franqueados, espera-se que:

  • sigam os padrões determinados pela franquia, reconhecendo a importância de sua manutenção para o fortalecimento da rede e da satisfação dos clientes;
  • participem ativamente do treinamento, juntamente com sua equipe;
  • empenhem-se na conquista e na manutenção de clientes;
  • monitorem a concorrência na região onde atuam, coletando informações que auxiliem na elaboração do planejamento estratégico da rede;
  • tenham uma boa gestão financeira, planejando e estabelecendo metas a serem atingidas e controlando os custos e a produtividade dos funcionários;
  • contribuam ativamente para o crescimento e melhoria contínua da rede;
  • zelem pelo bom relacionamento com o seu franqueador e com os demais franqueados.

Fatores para o sucesso

Muitos fatores são responsáveis pelo sucesso ou insucesso de uma empresa ou grupo de empresas, mas os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) representam aqueles que merecem atenção especial e contínua.

Nas franquias, onde o desempenho de cada empresa pode afetar o desempenho das demais empresas que compõem a rede, alguns aspectos assumem papel preponderante para que os melhores resultados sejam atingidos.

O bom relacionamento entre franqueadores e franqueados é frequentemente citado como um dos principais Fatores Críticos de Sucesso. Mas quando se analisam as razões para os principais conflitos nas redes, outros FCS ficam evidenciados, como:

  • elaboração de um planejamento estratégico de longo prazo para a franquia, onde fique evidenciada sua estratégia de expansão, com base em análise de mercado e satisfação de clientes, que apontem para a aceitação dos produtos e serviços oferecidos e a viabilidade econômico-financeira do negócio;
  • definição clara do perfil do franqueado ideal por parte do franqueador e escolha de um modelo de negócio com o qual o franqueado tenha afinidade;
  • capacidade de investimento próprio do franqueador, para o plano de expansão e suporte à rede, e do franqueado, para o pagamento dos custos iniciais de implantação, pagamento de taxas e capital de giro;
  • comunicação clara, objetiva, transparente e constante para evitar mal-entendidos;
  • estratégia de marketing bem definida e implementada;
  • escolha do ponto comercial e adequação ao modelo de negócio, de acordo com o que o negócio exigir;
  • apresentação de resultados e plano de melhorias contínuas;
  • estabelecimento de parcerias com fornecedores que ofereçam boas condições de preço e confiabilidade no suprimento das unidades franqueadas.

Quando bem definidos e monitorados, os Fatores Críticos de Sucesso refletem os objetivos estratégicos das empresas e representam sua sobrevivência no mercado.

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