MELHORIA EM DESIGN

Cardápio pode funcionar como atrativo em bares e restaurantes

Empresários do setor podem investir em criatividade e apresentar menu mais atraente para os clientes.

  • Valorização do design

O que fazer para ser diferente e conquistar maior fatia do mercado? Essa pode ser a pergunta diária na vida de muitos empreendedores. A resposta para o setor alimentício, por exemplo, pode ser a criatividade no momento de expor a comida ou a bebida no cardápio, aposta que vem ganhando força no Brasil.

Nomes diferentes chamam a atenção dos clientes que estão sempre em busca de novidades, cujo perfil encaixa-se entre aqueles acostumados a “comprar com os olhos”.  Adjetivos e descrições são incluídos no nome do prato e da bebida oferecidos pelo segmento junto a temáticas infantis, adolescentes e adultas.

Diversão e curiosidade despertadas nos clientes são resultados dessa estratégia comercial, a exemplo de sanduíches batizados de Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho ou bebidas nomeadas como Sex and the City e Flamingo, que são comuns em cardápios modernos e criativos. 

No planejamento do negócio, investir em cardápios que oferecem experiências diferentes ao público torna-se grande oportunidade para que a empresa destaque-se entre as concorrentes e conquiste novos públicos.

Valorização do design
  • Detalhes do produto

Na maioria das vezes, o cliente consome aquilo que mais lhe chamou a atenção, por isso, é importante o empresário investir no design do cardápio. A ilustração do produto deve ser apresentada com cores relacionadas ao perfil do estabelecimento. A ideia é comunicar a peculiaridade dos serviços oferecidos.

Para que o cliente faça leitura rápida e clara, outro cuidado a ser tomado é com o layout, sempre lembrando de não reunir de qualquer jeito imagens e palavras, pois os textos devem ser curtos e objetivos para não confundir o consumidor.

O cardápio também deve apresentar seções bem definidas e organizadas. Além disso, a descrição e a fotografia devem despertar a vontade do cliente de consumir o produto.

Comunicação da identidade

A descrição das peculiaridades do produto e a disposição das cores e imagens revelam a identidade do estabelecimento.

É fundamental que, no processo de diagramação do cardápio, o empreendedor dê atenção à comunicação do perfil do negócio, desde os mais clássicos aos mais modernos.

As cores, letras e imagens vão contribuir para a identificação de relações existentes entre empresa e produto oferecido.

Detalhes do produto
  • Valorização do design
  • Versão online

No planejamento da estrutura do cardápio, deve-se ter bastante cuidado na descrição daquilo que é oferecido. Não basta apenas apresentar a imagem do prato ou da bebida, mas descrever os ingredientes que fazem parte de sua composição. 

O preço é outra informação a ser considerada. O cliente deve sentir-se bem informado e seguro sobre os serviços oferecidos pelo empreendimento. Nesse caso, uma sugestão interessante é trocar a antiga forma de exposição do preço com os cifrões por outra mais simples. Exemplo disso é alterar R$ 10,00 para 10.

Versão online
  • Detalhes do produto

Nem todas as pessoas saem de suas casas para consumir. Por isso, as plataformas móveis vêm garantindo nova experiência na busca por melhores opções de preço e qualidade.

O empreendedor deve saber aproveitar a tecnologia em favor de seu negócio. Uma boa dica é criar um cardápio online para atender aos clientes que costumam fazer pedidos pela internet ou verificar a disponibilidade do produto antes de ir ao estabelecimento.

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