PROMOÇÃO DE NEGÓCIO

Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro

Espaço agrega o que existe de mais significativo e expressivo na produção artística artesanal das micro e pequenas empresas.

O Brasil conta agora com um espaço integrado para valorizar e apresentar o artesanato como um importante produto nacional, tanto para brasileiros quanto para estrangeiros: o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB).

Criado com a finalidade de atuar no reposicionamento e na qualificação do artesanato nacional, o Centro tem a missão de ampliar a comercialização das peças produzidas pelos artesãos brasileiros. Além disso, o objetivo é promover a capacitação empresarial dos artesãos e colaborar para o aprimoramento da cadeia produtiva e qualificação da atividade.

Situado em três edifícios históricos que passaram por um processo de restauração no centro do Rio de Janeiro, localizados na Praça Tiradentes, o CRAB - inaugurado no dia 10 de março de 2016 e aberto ao público a partir do dia 22 de março de 2016 - atua em três eixos simultâneos:

  • Espaço de exposição, com ênfase na diversidade regional e de tipologias.
  • Espaço de reflexão, fomentando pesquisas, seminários, cursos e debates.
  • Espaço de aproximação comercial, promovendo catálogos virtuais, contatos entre empresas, artesãos e clientes.

Excelência e contemporaniedade

O Centro apresenta o que há de melhor na produção artesanal brasileira, representando brasilidade, sustentabilidade, modernidade e tradições culturais. 

Quem visitar o centro terá a oportunidade de:

  • Admirar obras de mestres reconhecidos;
  • Adquirir artesanato contemporâneo com alto valor agregado na loja conceito;
  • Pesquisar na midiateca e ter acesso à memória regional, com criações étnicas e tradicionais que resgatam técnicas e histórias da nossa cultura; 
  • Participar de oficinas de capacitação e outras atividades nos espaços multiuso.

O Centro conta também com um restaurante para servir comidas típicas e regionais.

O CRAB adiciona ainda mais efervescência à cidade do Rio de Janeiro, como parte de um corredor de cultura e comércio, um espaço urbano inovador, porém com o charme dos prédios centenários, criando uma experiência contemporânea, propícia para converter o artesanato em objeto de desejo. É também mais uma opção de lazer no coração cultural e histórico da capital carioca durante as Olimpíadas 2016.

O Sebrae atua no segmento de artesanato desde 1997, a partir da visão de que esse tipo de atividade da economia criativa gera renda, fixa as pessoas nas suas regiões de origem e expressa culturas.