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Mercado e Vendas | ESTUDO DE MERCADO
Como avaliar os riscos e a atratividade do seu negócio

Avaliar a atratividade de uma empresa é importante para fomentar as decisões sobre investimentos e novos projetos. Conheça alguns parâmetros-chave.

· 06/12/2013 · Atualizado em 20/09/2022
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O conhecimento de alguns aspectos da vida das empresas deve permitir a avaliação do grau de atratividade do empreendimento, subsidiando a decisão do futuro empresário na escolha do negócio que pretende desenvolver.

Aprender a analisar cenários e conhecer os riscos que o negócio enfrenta e, assim, criar estratégias e alternativas de atuação no mercado que favoreçam o negócio é uma parte importante do plano de negócios. Entenda um pouco mais sobre essa competência importante.

A análise de risco é um fator-chave no mundo dos negócios.  Sua execução correta ajuda a tranquilizar colaboradores, funcionários e, até mesmo, investidores. Todos se sentirão mais seguros ao lado de um empreendedor capaz de prever as possíveis falhas em seu empreendimento.

Mas, o que são riscos?

Riscos são incertezas que podem afetar as atividades desenvolvidas pela organização de forma positiva ou negativa. Os riscos positivos são associados às oportunidades que a organização pode explorar, enquanto os riscos negativos são associados a prejuízos e perdas.

E como analisar a atratividade de uma empresa?

Analise o fluxo de entrega de sua oferta e todas as interfaces com o seu cliente. Avalie se existem oportunidades de otimização, sempre o analisando com os olhos do cliente. Verifique se existem oportunidades de diferenciação em relação ao concorrente.

Como gerenciar os riscos?

O primeiro passo é identificar quais são os riscos aos quais o seu negócio está sujeito.

Para ajudar nessa identificação, existem ferramentas e técnicas como a análise SWOT.

Com ela, é possível avaliar os ambientes internos e externos da organização, servindo como base para a criação de estratégias para explorar riscos e oportunidades.

Identificados e qualificados os riscos, você deve pensar em como aproveitar-se dos riscos positivos e como solucionar os negativos de forma estratégica. Está  na hora de criar planos de ação focados na solução de problemas, na expansão da empresa e em diversos outros pontos importantes que perpassam os riscos.

Recomenda-se que seja feito um planejamento do gerenciamento de riscos, que deve ser desenvolvido pela sua equipe de acordo com as especificidades da sua empresa e mercado.

E quais são os principais riscos na vida de um empreendedor?

  • Tomar decisões, mesmo sem uma base de informações.
  • Falta de renda fixa.
  • Fracasso das expectativas.
  • Realizar projetos mais complexos.
  • Perda de capital pessoal.
  • Descontrole financeiro.
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Os riscos

Basicamente, os riscos do negócio referem-se aos aspectos descritos a seguir.

Sazonalidade - Caracteriza-se pelo aumento ou redução significativos da demanda pelo produto, em determinada época do ano. Os negócios com maior sazonalidade são perigosos e oferecem riscos que obrigam os empreendedores a manobras precisas. Quando em alto grau, considera-se fator negativo na avaliação do negócio.

Efeitos da economia - A análise da situação econômica constitui questão importante para a avaliação da oportunidade de negócio, já que alguns são gravemente afetados, por exemplo, por economias em recessão.

Controles governamentais - Setores submetidos a rigorosos controles do governo, nos quais as regras podem mudar com frequência, oferecem grande grau de risco e são pouco atraentes para pequenos investidores.

Existência de monopólios - Alguns empreendimentos podem enfrentar problemas por atuar em áreas em que haja monopólios formados por operações que dominam o mercado, definindo as regras do jogo comercial. No Brasil, a comercialização de pneus, produtos químicos em geral e tintas constitui exemplo de segmentos monopolizados.

Setores em estagnação ou retração - Nesses setores, há procura menor que a oferta de bens/serviços, o que torna a disputa mais acirrada. Nas épocas de expansão e prosperidade de negócios, ao contrário, novos consumidores entram no mercado, promovendo a abertura de novas empresas.

Barreiras à entrada de empresas - Obstáculos relacionados com:

  • Exigência de muito capital para o investimento; 
  • Alto e complexo conhecimento técnico; 
  • Dificuldades para a obtenção de matéria-prima; 
  • Exigência de licenças especiais; 
  • Existência de contratos, patentes e marcas que dificultam a legalização da empresa.

É importante ter em mente que empreender vai além de gerenciar o negócio e pagar contas. Para empreender, é necessário praticar comportamentos empreendedores, que exigem ação. Não basta a intenção. Empreendedor é aquele que realiza, vai lá e faz. É necessário, por exemplo, saber correr riscos calculados. Para correr riscos calculados, é necessário buscar informações. Analise aonde você deseja chegar, calcule os riscos para atingir esse objetivo e siga em frente.

As características do comportamento empreendedor citadas nesse artigo, você poderá conhecê-las, detalhadamente, no Empretec, o principal programa de formação de empreendedores no mundo.     

Saiba mais

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