CAPITAL HUMANO

Como desenvolver estratégias para a retenção de talentos

Invista em boa gestão de pessoas para manter os melhores funcionários trabalhando na sua empresa.

  • Desenvolvimento

Empresários de pequenos negócios podem aproveitar ainda mais o potencial de seus funcionários. Uma equipe preparada para trazer novas ideias e executar trabalho de excelência pode fazer a diferença no processo de crescimento de uma empresa.

Para manter na equipe colaboradores que se destacam, é importante o empreendedor investir na boa gestão de pessoas, afinal de contas, os concorrentes também estão em busca dos melhores profissionais.

Importância

O perfil dos trabalhadores, principalmente dos mais jovens, mudou nas últimas décadas. Não há mais a preocupação em “construir carreira” dentro de um único lugar.

Muito mais do que cuidar da estrutura ou das máquinas que movimentam sua empresa, você precisa reconhecer a importância dos responsáveis pelo funcionamento adequado do seu negócio.

Confira a seguir informações e dicas que podem ajudar você a reter os talentos.

Desenvolvimento
  • Retenção de talentos

Ter bons profissionais garante a continuidade da excelência no serviço prestado pela sua empresa e evita novos gastos, de tempo e dinheiro, com seleções e treinamentos.

Nesse processo de retenção de talentos, para não perder esses grandes potenciais humanos, é essencial valorizar o funcionário, motivando-o para o trabalho. Ele precisa saber e sentir que é parte essencial da equipe.

Atualmente, a qualidade de vida (dentro e fora do ambiente de trabalho), a experiência, o aprendizado e a oportunidade de crescimento e satisfação pessoal são fundamentais para os funcionários e, muitas vezes, mais importantes do que a proposta salarial.

Tudo isso tem feito com que as empresas repensem a maneira como conquistam e fidelizam seus funcionários.

Retenção de talentos
  • Desenvolvimento
  • Dicas

A tarefa de preservar os talentos, por exemplo, já começa no processo seletivo, que necessita de critérios rigorosos para evitar equívocos na contratação.

Tenha em mente, de maneira muito clara, quem você está procurando e seja objetivo com o candidato sobre as expectativas, realidade e as possibilidades de desenvolvimento e crescimento na empresa.

Os pequenos negócios podem aproveitar a proximidade com o trabalhador para compreender as necessidades do profissional e procurar meios de atendê-las.

Ofereça bom ambiente de trabalho, no qual sejam ouvidos, tenham autonomia e recebam feedbacks constantes, sendo reconhecidos pelo que eles desenvolvem.

Também é importante conceder benefícios, como plano de saúde, previdência privada, entre outros.

Investir em capacitação é outra maneira de fidelizar a equipe, além de garantir profissionais mais preparados para realizar suas atividades.

Material complementar 

Veja o vídeo que o Sebrae preparou e aprenda estratégias para implantar uma gestão de pessoas capaz de identificar, desenvolver e reter talentos.



Dicas
  • Retenção de talentos

O exemplo de profissionalismo deve vir do próprio empresário. Seja o melhor chefe e terá o melhor funcionário.

Torne-se figura de referência para quem trabalha na sua empresa, servindo como inspiração para a busca pelo crescimento profissional.

Crie condições que permitam ao funcionário ter prazer no dia a dia de suas atividades profissionais e que ele não trabalhe apenas pelo salário.

O funcionário precisa gostar do que faz, pois só assim dará o seu melhor.

Algumas atitudes podem melhorar a gestão em sua empresa e reter talentos:

  • Ouça o funcionário e encoraje-o a expor suas ideias e considere o que é dito.
  • Incentive os profissionais a trabalharem juntos e não competindo.
  • Crie ambiente confortável, tenha um espaço de descanso e invista em uma decoração agradável.
  • Ofereça cursos e novas oportunidades de aprendizado para sua equipe.
  • Elogie, não seja o tipo de chefe que se apega aos erros. Exalte os acertos das pessoas que trabalham para você.
  • Desafie e dê novas oportunidades de trabalho.
  • Faça com o que o funcionário sinta que tem liberdade para executar seu trabalho.

Essas dicas não representam mais despesas e, sim, investimento que será reproduzido no desempenho do quadro de funcionários.

Capacite-se

O Sebrae oferece diversas soluções na área de Gestão de Pessoas:

  • No Sebrae Mais Gestão Pessoas, você pode, por meio de encontros presencias e consultorias especializadas, experimentar estratégias de valorização do capital humano na empresa. Conheça e se inscreva aqui.
  • Em ensino a distância,o curso programa Varejo Fácil - Gestão de Pessoas é voltado ao empreendedor que quer aprimorar sua função delíder, formar e manter equipes mais competentes.
  • E no programa Na Medida Gestão de Pessoas e Equipe, você aprende a se tornar um verdadeiro líder.

Leia mais

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: