O plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor.

Documento


Assim como para construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o litoral é necessário fazer um cuidadoso planejamento do negócio. Ou seja, a casa, a festa e a viagem não vão se realizar apenas pelo desejo, mesmo que seja um bem ardoroso. Ideias assim nascem, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo.

Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas. Se, para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negócio. E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido.

Para organizar as ideias é necessário usar o plano de negócio. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, ele será o mapa de percurso. O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da ideia e na gestão da empresa.

Ao final, o plano de negócio ajudará a responder a seguinte pergunta: “vale a pena abrir, manter ou ampliar o negócio?” Lembre-se de que a preparação de um plano de negócio é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.

Boa sorte, ou melhor, bom trabalho! E tenha claro que começar já é a metade de toda a ação. Sucesso!

Baixe o documento completo "Como elaborar um plano de negócios" (em PDF).

Curso

Conheça o curso a distância do Sebrae Iniciando um Pequeno e Grande Negócio. Por meio dele, o empreendedor vai aprender:

  • Conhecimentos sobre o que e como fazer para iniciar um novo negócio.
  • Compreensão do negócio como um processo.
  • Noções de produtos e serviços com a qualidade exigida pelo mercado.
  • Dicas sobre comportamentos empreendedores capazes de impulsionar o empreendimento rumo ao sucesso.
  • Técnicas para a elaboração de pesquisas de mercado, que possibilitarão maior conhecimento dos clientes, fornecedores e concorrentes, e orientações para a construção de um plano de negócio para os pequenos empreendimentos.

Ouça abaixo áudios sobre a importância do planejamento e de se elaborar um plano de negócios nas empresas

Saiba mais

Vídeos

  • Veja o vídeo com o exemplo de Miguel Marinho, empreendedor bem-sucedido no ramo de tênis customizados, no programa Papo de Especialistas: Empreendedorismo
  • Veja também o vídeo com a participação do presidente do Sebrae Guilherme Afif Domingos no Programa Melhor pra Você, da Rede TV!, no qual ele fala sobre vários temas importantes para quem pretende empreender ou já tem um negócio. Entre eles, como se formalizar como MEI, a importância de se fazer um plano de negócio, as oportunidades de se empreender com a crise e a importância das pequenas empresas na nossa economia.
Fonte: Sebrae Nacional - 10/08/2016