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Pessoas | REDUÇÃO DE CONFLITO
Relações de conflitos

O que as empresas precisam saber para lidar com as diferenças comportamentais no ambiente corporativo.

· 10/11/2015 · Atualizado em 15/12/2022
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O mundo moderno tornou o mercado mais ágil e competitivo, impactando também a gestão empresarial, que teve um aumento nas relações de conflitos entre colaboradores.

Antes, os integrantes das gerações tradicionais e os baby boomers constituíam profissionais com vasta experiência, apegados a hábitos e rotinas, e que controlavam os setores de uma empresa. Hoje, as coisas já não são mais assim.

As gerações chamadas X e Y entraram no mercado de trabalho e caracterizam-se por serem totalmente abertas às inovações, por isso estão ingressando em setores para contribuir com pensamentos e ideias.

Ambos os perfis são essenciais para o bom funcionamento das empresas, cabendo ao empreendedor lidar com a diversidade e os conflitos resultantes dessas relações. Mas como fazer isso?

Por que acontecem conflitos entre as diferentes gerações?

É comum que os conflitos entre as gerações aconteçam principalmente devido ao choque de visão de mundo, já que são de tempos diferentes.

Quer um exemplo? Vamos imaginar quatro pessoas: uma nasceu na década de 40, outra em 60, uma terceira em 70 e, por fim, uma última em 80.

Agora imagine essas pessoas falando sobre um candidato a deputado, cada uma com seus valores e perspectivas inerentes à sua geração. Você acha que todas vão concordar? É bem provável que não.

Na verdade, é natural que, além de não concordarem, elas busquem soluções distintas para o mesmo problema, pois nasceram em épocas em que os valores e os pensamentos eram muito diferentes.

Ao final, é claro que, dependendo do assunto, isso pode se tornar um problema e causar o que conhecemos como “choque de gerações”.

Como a empresa pode lidar com as relações conflituosas entre as diferentes gerações?

1) Saiba quais são as gerações que compõem a sua equipe

O primeiro passo para desenvolver estratégias que ajudem nas relações de conflitos entre as diferentes gerações é saber quais são elas e quais são os seus respectivos perfis.

Atualmente, existem quatro gerações que ocupam mais espaço no mercado de trabalho. São elas:

  • Tradicionais (nascidos antes de 1946): são conservadores, apegados a rotinas e têm a vida voltada somente aos afazeres familiares e profissionais.
  • Baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964): são competitivos e geralmente bons líderes, mas muitos têm dificuldade para lidar com mudanças. Valorizam o cargo conquistado e almejam subir na hierarquia dentro da companhia.
  • Geração X (nascidos entre 1965 e 1979): são individualistas e gostam de computadores, mas não acreditam nas instituições e no Estado. Buscam por seus direitos, são libertários e demonstram preocupação com o futuro das gerações mais novas.
  • Geração Y (nascidos a partir de 1980): são objetivos, superconectados, adaptam-se facilmente a mudanças e são dispostos a trocar de emprego até alcançar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

2) Entenda como cada geração trabalha

Depois de compreender melhor o perfil das gerações que ocupam os setores dentro da sua empresa, é importante entender também como cada geração atua.

Ao realizar essa análise, você conseguirá avaliar os pontos positivos de cada uma e aproveitá-los de forma que agregue valor ao seu negócio.

Uma ótima maneira de fazer isso é aumentar a comunicação entre os gestores de cada setor para saber quais são os valores e as missões de cada um.

3) Aproveite o melhor de cada geração

De acordo com as diferenças das gerações que atuam em sua equipe, é possível desenvolver atividades que aproximem as habilidades desses grupos, gerando melhores resultados para o seu negócio a partir disso. O profissional de coaching pode te ajudar a trabalhar todos esses aspectos.


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