MARKETING ESTRATÉGICO

Como iniciar uma análise de mercado para tomar decisões

O Sistema de Infomações de Marketing ajuda na coleta de informações relevantes. Conheça o que é importante saber em relação a clientes, mercado e concorrência.

A coleta de informação
  • Avalie o cliente

Para tomar decisões assertivas a respeito do seu negócio, é necessário possuir informações abrangentes e atualizadas sobre as tendências macroambientais e os efeitos microambientais que afetam a empresa.

É preciso ter uma visão holística do negócio e estar sempre atento às novas oportunidades e ameaças. Monitorar, analisar e se adaptar a esse ambiente é fundamental.

Para isso, não basta contar apenas com a experiência pessoal de mercado. Empreendedores precisam utilizar ferramentas mais formais.

Assim, é preciso ter métodos consistentes para coletar informações, dedicar tempo à interação com clientes e observar a concorrência – essas ações devem fazer parte do Sistema de Informações de Marketing (SIM) de um negócio.

O SIM é constituído de pessoas, equipamentos, métodos e procedimentos que coletem, classifiquem, analisem, avaliem e distribuam informações oportunas e precisas para a tomada de decisão em marketing.

O SIM não se restringe às informações internas, ele permite acompanhar os dados externos para monitorar a evolução do mercado, visando ajustar continuamente os planos.

Com a internet, há abundância de informação. Existem milhares de sites, blogs, boletins e canais informativos disponíveis mundo afora. O desafio para o SIM é filtrar as informações provenientes de diferentes fontes e escolher aquilo que realmente tenha relevância para o negócio.

Uma boa forma de avaliar as informações relevantes é estruturar uma lista de questões que responderão às necessidades do seu empreendimento. Conheça abaixo as principais delas.

Avalie o cliente
  • A coleta de informação
  • Verifique o mercado

É importante detalhar quem, como e por que está comprando um produto ou serviço. Essas questões permitirão delinear o perfil do cliente e entender os motivos pelos quais ele decide comprar.

Assim, é importante observar alguns fatores relacionados aos clientes, produtos ou serviços, como os abaixo.

Quem está comprando?

  • Geografia (onde os clientes moram?): país, região, estado, cidade, bairro etc. Qual é a temperatura da região onde vivem no inverno? Quem são seus vizinhos? Qual é a distância da cidade mais próxima de onde moram? E do mar?
  • Perfil (como são os clientes?): se forem pessoas, qual a idade, o gênero, a família, o nível educacional, a profissão, a renda e a religião? Se forem empresas, qual o setor, o tamanho, o número de colaboradores e o faturamento?
  • Estilo de vida (o que os clientes fazem?): a que assistem na TV, quais são as preferências nas férias, os gostos na alimentação etc.?
  • Personalidade (como os clientes agem?): são inovadores nas compras ou são mais conservadores, aguardando sempre a opinião de outros?

Como está comprando?

  • Produto ou serviço: qual a frequência de uso? Qual a habilidade ao usar? Para que usam?
  • Evidências físicas: que tipo de propaganda (rádio, TV, revista, cartaz, camiseta)? Que tipo de promoções (venda em lojas, cupons ou desenhos)? Que tipo de marketing (resenha em livros, campanhas telefônicas ou endosso de celebridades)? Precisa de pós-venda (garantias, serviços de atendimento ao cliente ou centros de serviço)?
  • Preço e formas de pagamento: financiamento disponível, opções de leasing, à vista, satisfação garantida ou seu dinheiro de volta, acordo de troca etc.?
  • Lugar: depósitos, centros de desconto, lojas de departamento, boutiques, catálogos, internet, redes sociais etc.?

Por que está comprando?

  • O que o cliente está procurando?
  • O que considera importante?
  • O que o motiva?
  • Qual é sua percepção das coisas?
  • Como faz suas escolhas?

Verifique o mercado
  • Avalie o cliente
  • Analise a concorrência

Enxergar o mercado e todas as oportunidades e ameaças leva à busca do melhor posicionamento diante dos concorrentes. As questões relativas ao segmento de mercado são:

  • Qual é a participação de mercado (market-share) entre os principais concorrentes?
  • Qual é o potencial de mercado?
  • O mercado está bem atendido?
  • Quais são as oportunidades para o produto/serviço obter uma maior fatia de mercado?

Analise a concorrência
  • Verifique o mercado

Conhecer os concorrentes faz toda a diferença para os negócios. Saber suas forças e fraquezas e entender como o mercado está reagindo ao que está acontecendo proporciona um lugar privilegiado para enxergar mais oportunidades, e não concorrer apenas por preço.

As questões relativas à concorrência são:

  • De que maneira o produto/serviço pode ser comparado ao do concorrente?
  • Qual é o diferencial do concorrente?
  • De que maneira ele está organizado?
  • Ele pode tomar decisões mais ágeis?
  • Ele responde rapidamente às mudanças de mercado?
  • Tem uma equipe gerencial eficiente?
  • A concorrência é líder ou seguidora no mercado?

Se, em posse de todas essas informações, ainda houver dúvidas na tomada de decisão, é preciso recorrer a pesquisas de mercado, que devem ser utilizadas juntamente com o SIM.

A pequisa também é uma ferramenta de marketing muito importante para que a empresa possa ajustar as ofertas, necessidades e tendências aos verdadeiros desejos dos clientes. 

  • O Sebrae oferece uma ferramenta online gratuita para auxiliar os donos de micro e pequenos negócios a analisar alguns pontos apresentados nesse texto e elaborar uma estratégia de mercado. Confira o Click Marketing.

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