this is an h1

this is an h2

Mon May 08 23:09:22 BRT 2023
Inovação | DESIGN
Como o investimento em design pode significar a redução de custos

Repensar o desenho de um produto pode contribuir para o aperfeiçoamento da sua imagem e também para a redução de custos de produção e logística. Confira!

· 18/04/2014 · Atualizado em 08/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Design

Muitas vezes, uma pequena mudança na embalagem de um produto pode trazer grandes benefícios, como a redução de custos de produção e logística, ou uma maior divulgação e fidelização da marca. Essa pequena mudança, quando feita intencionalmente, é uma ação de design.

Com o design, é possível fazer um produto mais atraente e com custo menor

Um caminho para buscar essas adaptações é sondar a opinião dos consumidores sobre aquilo que eles compram.

Uma matéria, publicada pelo jornal paranaense Gazeta do Povo, mostrou como o design pode ser usado como ferramenta para inovação e redução de custos do produto oferecido no mercado.

Na matéria, Cláudia Ishikawa, coordenadora de projetos do Centro Brasil Design, aborda um case de uma fábrica de catracas, em que o custo de produção de cada peça era de R$ 1.450 em um produto vendido a R$ 3,1 mil, com giro de 32 peças ao mês, e foi para um custo de R$ 1,2 mil, com preço de venda de R$ 4,5 mil e um giro de 459 unidades ao mês após ser aplicada uma mudança em um mecanismo que faz a catraca girar. “Com o design, é possível fazer um produto mais atraente e com custo menor”, avalia.

Cuidados na hora de mudar

De acordo com a consultora do Sebrae no Paraná, Marielle Rieping, alguns cuidados devem ser tomados antes da decisão de modificar o design de um produto. É preciso avaliar:


a funcionalidade;


 o posicionamento da empresa;


o comportamento do consumidor. 

Segundo Marielle, não adianta pensar no design sem pensar na funcionalidade, pois a embalagem deve ser de fácil manuseio. Além disso, ela explica que, se a mudança traz um novo posicionamento, como a sustentabilidade, toda a empresa deve absorver o conceito, não só aquele produto. “O empresário deve lembrar ainda que um caminho para realizar mudanças é observar o comportamento do consumidor”, afirma ela.

Consulte também os artigos Descubra como o design estratégico melhora o desempenho de sua empresa e O design na indústria beneficia o produto e valoriza a marca.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?