COMÉRCIO ELETRÔNICO

Como reduzir riscos de fraude no comércio eletrônico

Saiba como agir para minimizar potenciais perdas geradas por fraudes em pagamentos eletrônicos.

Duas formas de ação
  • Precauções

Para reduzir o risco de fraudes e suas perdas, o empresário deverá lançar mão de estratégias de segurança. Para isso, há basicamente dois caminhos possíveis: o primeiro é terceirizar a operação para empresas especializadas atuantes no setor.

Outro caminho é a empresa criar uma estrutura própria. Para isso, deverá focar na identificação do comprador e de suas fontes de pagamento.

Nesse sentido, é interessante o uso de ferramentas automáticas de pontuação ou de detecção de sinais de fraudes. Em caso de suspeitas, algumas medidas serão necessárias, como validação do nome e CPF na Receita Federal e validação dos dados com sistemas de proteção ao crédito. Podem ser realizadas ainda validações ativas, quando se entra em contato direto com os clientes.

Vale destacar que com o aumento da profissionalização do e-Commerce no país, o cenário tem melhorado e apresentado cada vez mais segurança. 

Precauções
  • Duas formas de ação

Existe uma série de precauções que o empresário pode tomar para atuar por conta própria, em caso de suspeita de fraude:

  • Ao efetuar uma venda, ligue para o telefone informado no cadastro da compra e peça que confirme as informações. Muitos golpistas não estão preparados para fornecer imediatamente os dados que foram inseridos no site;
  • É importante seu sistema gravar o IP do computador do cliente, data e hora da transação. Existem ferramentas de GEOIP, como a MaxMind, que fornece a localização aproximada de certo IP. Compare o endereço de entrega com o endereço do IP. É importante gravar o IP, pois você pode tentar reaver a mercadoria por meio de denúncia nas polícias especializadas em crimes virtuais; 
  • Em caso de vendas que envolvam um valor alto, peça gentilmente para o comprador enviar uma cópia (apenas titular e endereço) da fatura via email;
  • Monitore e guarde a troca de e-mails entre sua loja e o consumidor.

Pagamento e segurança no e-commerce

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