QUALIDADE

Como se diferenciar no mercado com qualidade

Avaliação de conformidade, metrologia e normalização são alguns dos indicadores estabelecidos como padrão de qualidade para o seu negócio. Entenda.

Com tantos produtos e serviços no mercado, é importante que o empreendedor invista em qualidade para não ficar para trás.

A fim de garantir a satisfação do cliente e a qualidade dos produtos e serviços que oferece, é necessário entender os indicadores estabelecidos, como padrão, pelo cliente e descritos nas normas técnicas.

O Sebrae, por meio do programa Sebraetec, auxilia os micro e pequenos empresários na garantia de qualidade nos seus negócios. Conheça algumas áreas de atuação.

Avaliação de conformidade

São grupo de ações implantadas em micro e pequenas empresas que seguem regras pré-estabelecidas de forma acompanhada e avaliada. Essas ações visam propiciar adequado grau de confiança de um produto, processo ou serviço, ou ainda um profissional, conforme requisitos pré-estabelecidos em normas ou regulamentos.

A abrangência de atuação inclui:

  • Avaliação da conformidade compreende a acreditação, ensaios, rotulagem, declaração do fornecedor (avaliação de primeira parte);
  • Classificação (avaliação de segunda parte);
  • Certificação (avaliação de terceira parte) de acordo com a ISO/IEC 17000;
  • Procedimentos para autorização, licença e aprovação que estão a cargo dos organismos regulamentadores (Inmetro e Anvisa).

O objetivo é obter resultados a partir da adequação da norma, análise realizada e plano de adequação e certificação.

Metrologia

É um grupo de ações implantadas na micro e pequena empresa para adequação quanto às normas de qualidade. 

A abrangência de atuação inclui:

  • Diagnóstico sobre a condição de atendimento às normas de qualidade;
  • Elaboração de plano para adequação às normas de qualidade;
  • Apoio na adequação dos sistemas de gestão da qualidade em micro e pequenas empresas com vistas à habilitação para a certificação ISO 9000;
  • Acompanhamento dos processos de certificação e auditorias.

Ao final do processo, uma norma implantada, um plano de implantação elaborado e percentual de conformidade à norma terão sido criados para apresentar os resultados.

Normalização

Serve para designar padrões estabelecidos pela indústria de bens e serviços, quanto à apresentação, construção, instalação ou funcionamento de seus produtos ou serviços. Neste sentido, elas se referem tanto ao aspecto tecnológico quanto ao aspecto mercadológico da produção.

A abrangência de atuação inclui:

  • Estabelecer procedimentos;
  • Padronizar formas, dimensões, tipos, usos, fixar classificações ou terminologias e glossários;
  • Definir a maneira de medir ou determinar as características, como os métodos de ensaio a serem atendidos por um produto, processo ou serviço.

Todos esses serviços podem ser obtidos pelas micro e pequenas empresas. O Sebrae, por meio do programa Sebraetec, identifica sua necessidade e indica uma empresa para auxiliá-lo. Além disso, o Sebrae subsidia até 90% do valor do serviço contratado.

O que você está esperando para inovar? Procure o Sebrae mais próximo de você ou entre em contato pelo 0800 570 0800 e peça uma consultoria Sebraetec para sua empresa.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: