this is an h1

this is an h2

Mon Oct 03 11:40:32 BRT 2022
Empreendedorismo | DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Confira as melhores cidades do país para empreender

Qual tem o melhor mercado? Qual tem os melhores profissionais? E a menor burocracia? Veja as respostas no Índice de Cidades Empreendedoras 2022.

· 18/07/2016 · Atualizado em 03/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Sabemos que o ambiente de negócios brasileiro é um dos mais desafiadores do mundo. Mas algumas empresas do país conseguem vencer esse desafio e crescer: as scale-ups. De acordo com os dados do IBGE de 2015, o Brasil tem cerca de 35.000 scale-ups, menos de 1% do total de empresas do país. E, apesar disso, elas são responsáveis por quase 60% dos novos empregos gerados nos últimos anos (o equivalente a 3,3 milhões de empregos). Enquanto uma scale-up contrata, em média, 31,3 novos funcionários por ano, a média do restante das empresas é de apenas 0,34 funcionários, ou seja, 100 vezes menos! As scale-ups também são responsáveis por mais de R$ 250 bilhões em valor adicionado ao PIB (equivalente a quase 5% do total).

É nesse contexto que nasce o Índice de Cidades Empreendedoras 2022, estudo que tem como objetivo ser a base para que as cidades entendam como oferecer melhores condições para que seus empreendedores possam crescer. São eles que transformarão mercados, cidades e o mundo.

O estudo analisou os 101 municípios mais populosos do país e foi produzido pela ENAP, a Escola Nacional de Administração Pública.

A pesquisa leva em consideração os seguintes determinantes: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura – e seus indicadores.

Em 2022, São Paulo continuou sendo a melhor cidade para se empreender no Brasil. Florianópolis também continuou em 2º lugar, agora seguida de Curitiba, Vitória e Belo Horizonte.

Mas quatro cidades que em 2020 estavam entre as dez para empreender caíram no ranking: Brasília, Rio de Janeiro, São Bernardo do Campo e Jundiaí ficaram de fora do top 10 do índice de cidades empreendedoras.

Ranking

Veja as cidades mais bem colocadas na pesquisa.

1. São Paulo – A força da capital econômica do país

O maior mercado do Brasil e a maior oferta de capital para empreendedores estão em São Paulo. A capital paulista concentra mais de 60% de todos os investimentos de capital de risco do país. A superpotência econômica também é a melhor no pilar de inovação.

Seu maior desafio está na capital humana, ocupando a 57ª posição entre 101 cidades. Apesar de concentrar boa parte das melhores universidades do país, proporcionalmente a outras cidades, São Paulo não tem tantos alunos em cursos de alta qualidade.

2. Florianópolis – A ilha empreendedora

Florianópolis é a cidade com o melhor capital humano do país. Contratar profissionais com boa formação e com salários até um pouco abaixo da média nacional é algo mais simples na cidade – 60% dos alunos formandos da cidade estão matriculados em cursos de alta qualidade, a mais alta taxa do estudo. A cidade ocupa a 3ª posição no quesito.

O desafio da ilha está justamente no fato de a cidade ser pequena. Mesmo crescendo, no quesito Acesso a Mercados ficou em 10º lugar entre os 101 municípios analisados.

3. Curitiba – Equilíbrio dá resultado

Curitiba não é líder em nenhum dos pilares do estudo, mas tem resultados expressivos em todos eles. A cidade ocupa o 4º lugar em Acesso a Capital, 5º lugar em Inovação e 6º lugar em Capital Humano.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?