INOVAÇÃO

Confira as principais tendências da internet para 2017

Relatório traz mudanças no comportamento dos consumidores e empresas em áreas como publicidade online, jogos e redes sociais

  • Marketing digital

A empresa de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers (KPCB) divulgou o Internet Trends Report, relatório lançado anualmente com informações valiosas sobre o mercado global da internet. O relatório foi divulgado durante a Code Conference, evento referência em ecossistema da tecnologia digital.

O material sobre as tendências é elaborado a partir da análise de dados de diversas fontes, incluindo empresas púbicas e privadas, empresas de pesquisa de mercado e agências governamentais de diversos países.  Ele é divulgado pela consultora e sócia da empresa Mary Meeker.

Marketing digital
  • Aprenda com os melhores

Dados importantes sobre marketing digital foram divulgados no relatório desse ano:

  • O gasto com publicidade na internet vai rapidamente ultrapassar os gastos de publicidade com TV.
  • Os usuários usam bloqueadores de publicidade de forma crescente. Atualmente, cerca de 400 milhões de pessoas ao redor do mundo utilizam ad-blocking. No Brasil, está presente em 6% dos computadores e 1% dos celulares.
  • Parceria com influenciadores podem dar muito resultados: conteúdos de publicidade produzidos por usuários (em inglês, user generated contents) podem gerar cerca de 6,9 vezes mais engajamento que os conteúdos produzidos por marcas no Facebook.
  • A publicidade utilizada com aplicativos de referência geográfica, como Uber e Foursquare, tem se mostrado efetiva e podem realmente influenciar compras.

 

 

Outra novidade da área são os anúncios baseados no que você está olhando. Em breve, recursos de reconhecimento de imagem e aplicativo de câmera vão permitir que plataformas de anúncios verifiquem para onde você está olhando para divulgação de propagandas mais eficazes.

Aprenda com os melhores
  • Marketing digital
  • Outras informações

Enquanto a Google e o Facebook caminham para completo domínio do mercado de publicidade online, a Netflix também surpreende com sua velocidade de crescimento: a empresa conquistou mais de 30% do mercado de entretenimento em casa dos Estados Unidos em menos de 10 anos. Enquanto isso, o mercado de TV continua caindo.

As mentes brilhantes por trás de todo esse sucesso despertam cada vez mais interesse. Um fato peculiar que une esses grandes empresários são os games. A indústria de jogos digitais tem crescido de forma extraordinária e já conta com 2.6 bilhões de jogadores (em 1995, esse número era igual a 100 milhões). Nomes como Mark Zuckerberg (CEO da Facebook), Reid Hoffman (cofundador do LinkedIn) e  Elon Musk (CEO da Tesla) não negam a influência que os games tiveram em suas opções de carreira.

"Eu acho que essa dinâmica que envolve as crianças crescendo, construindo jogos e jogando é importante. É assim que muitas crianças entram na programação. Eu definitivamente não teria entrado na programação se eu não tivesse jogado", já disse Mark Zuckerberg em entrevista.

Outras informações
  • Aprenda com os melhores

O Internet Trends Report também destaca o crescimento do uso de recursos de voz como mecanismo de busca nos dispositivos móveis. Esse tipo de busca tem se aperfeiçoado cada vez mais, com precisão de cerca de 95%.

Também traz dados importantes sobre como o bom uso das redes sociais como ferramentas efetivas de contato com o cliente e a busca por criações colaborativas de publicidade com influenciadores tem dado vantagem para diversas empresas no e-commerce. 

O serviço ao consumidor via chat também tem crescido bastante: os clientes preferem ter conversas em tempo real com as empresas, demandando respostas rápidas. 

O relatório possui informações relevantes sobre a estratégia de marketing digital de notáveis empresas que trabalham com e-commerce.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: