this is an h1

this is an h2

Mon Nov 29 13:17:57 BRT 2021
Cooperação | ASSOCIAÇÃO COOPERATIVA
Moda: conheça as associações e entidades do setor no Brasil

De estudos e pesquisas em moda aos setores de calçado e têxtil, as associações podem ser utilizadas para buscar informações e capacitações.

· 23/07/2014 · Atualizado em 29/11/2021
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Se você é lojista e quer captar apoio de diversas entidades para o seu negócio, veio ao lugar certo. Este conteúdo permite que você encontre os caminhos para conseguir os seus objetivos.

Firmar parceria com um instituto ou associação é sempre uma possibilidade de aumentar a visibilidade do seu negócio.

Conheça as associações e institutos brasileiros, porque eles buscam defender os interesses dos mais variados segmentos. Você apenas precisará encontrar o que melhor para as peculiaridades de seu ramo de atividade.

Vamos lá?

17 associações e institutos do Brasil  

1. Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)

Fundada em 1957, representa a força produtiva de cerca de 30 mil empresas que empregam mais de 1,7 milhão de trabalhadores. O faturamento anual ultrapassa US$ 53 bilhões. As atividades realizadas pela Abit apoiam o desenvolvimento sustentável das empresas do setor e defendem seus interesses junto aos órgãos governamentais e entidades nacionais e internacionais.

2. Associação Brasileira de Estilistas (Abest) 

Trabalha para fortalecer e promover as marcas nacionais de moda e design. Também auxilia no desenvolvimento da moda nacional no exterior. Fundada em 2003, a Abest é uma entidade sem fins lucrativos que reúne uma cartela de cerca de 100 grifes.

3. Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX)

Representa as principais redes do varejo nacional que comercializam vestuário, bolsas acessórios de moda, além de cama, mesa e banho. Seus associados representam cerca de 15% das vendas do varejo nacional.

4. Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis (ABQCT)

Entre outros objetivos, agrupa técnicos que se dedicam à Química Têxtil para que fomentem e aprimorem seus conhecimentos tecnológicos.

5. Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos para Confecção (Abramaco)

Atua em favor do fortalecimento da indústria nacional por meio da colaboração com os poderes públicos e as demais associações da cadeia têxtil e de confecção. A entidade representa algumas das principais empresas entre fabricantes, distribuidores e revendedores dos mais diferentes segmentos da confecção em todo o Brasil.

6. Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados)

Fundada em abril de 1983, representa a indústria calçadista nacional. O parque calçadista brasileiro é formado por cerca de oito mil empresas e emprega diretamente 331 mil pessoas.

7. Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal)

Com mais de 320 empresas associadas, concentradas nos diversos polos calçadistas do Brasil, a Assintecal busca ampliar a atuação em todos os estados. É uma associação sem fins lucrativos.

 

8. Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac)

Promove e incentiva o uso e o consumo dos produtos relacionados com o seu mercado de atuação, bem como buscar o aprimoramento e a evolução profissional - por meio de cursos, seminários e palestras - do varejo calçadista brasileiro.

9. Associação Brasileira de Estilistas de Calçados e Afins (Abeca)

Representa e qualifica estudantes e profissionais que atuam como estilistas e modelistas em diferentes categorias. Fundada em 1989, trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que possui mais de 1,2 mil associados.

10. Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTEC)

Sua área de atuação abrange desde consultorias para eliminar gargalos na produção, até o desenvolvimento de sistemas inovadores, passando pela elaboração de Normas Técnicas e a emissão do Selo Conforto, chegando à qualificação do canal de distribuição ao consumidor final.

11. Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV)

O objetivo da IDV é fortalecer a representação de empresas varejistas de diferentes setores de atuação nacional. A ideia é desenvolver o potencial de influência do setor, contribuindo para o crescimento sustentável do varejo e, consequentemente, da economia brasileira.

12. Associação Brasileira do Vestuário (Abravest)

Atua desde 1982 para representar os interesses da indústria produtora de roupas em âmbito nacional e internacional. Congrega 63 sindicatos patronais regionais da indústria do setor. Entre as principais conquistas está a isenção total do imposto (IPI) dos tecidos brasileiros na ordem de 10%. Também por meio da atuação da Abravest foi criado, em 2010, o Instituto Brasileiro do Vestuário (IBV).

13. Sistema Moda Brasil (SMB)

Criado em 2008 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) tem a missão de promover a articulação público-privada para o desenvolvimento das cadeias produtivas relacionadas à moda brasileira.

14. Instituto By Brasil

Fundado em 2006, atua no estímulo ao aumento da competitividade, bem como no aprimoramento de qualidades inovadoras de entidades da cadeia coureiro-calçadista e do Sistema Moda Brasil.

 

15. Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)

Promove estudos e pesquisas no ramo da moda por meio de eventos, congressos, seminários e parcerias acadêmicas ou institucionais.

16. Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD)

É uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão trabalhar, no mercado interno e externo, pelo reconhecimento e visibilidade da moda e do design brasileiros como segmentos de valor agregado.

17. Instituto Brasileiro de Gemas & metais Preciosos (IBGM)

Entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1977 com o objetivo de representar toda a cadeia produtiva do Setor de Gemas e Joias, no Brasil e no exterior. Reúne 18 entidades de classe estaduais e nacionais, ligadas à indústria e ao comércio de pedras preciosas, joias, bijuterias, metais preciosos e afins. É responsável por coordenar e executar diversas ações em âmbito técnico, promocional e institucional.

Firmar parceria com um instituto ou associação é sempre uma possibilidade de aumentar a visibilidade do seu negócio e a sua representatividade também. Afinal de contas, de estudos e pesquisas em moda aos setores de calçado e têxtil, as associações ainda podem ser utilizadas para buscar informações e capacitações.

Nós esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Acesse mais informações em nosso portal. Até a próxima!

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?