this is an h1

this is an h2

Sun May 07 11:23:49 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
Aproveite as crises para promover melhorias na empresa

Artigo do investidor Fred Wilson mostra como empreendedores devem aproveitar os momentos negativos para implementar novas estratégias e crescer.

· 26/07/2016 · Atualizado em 07/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Crises também são oportunidades! Pode parecer clichê, mas, o fato é que momentos de crise são muito propícios para encontrar soluções criativas para alavancar o crescimento da empresa. Repensar qualidade dos produtos e serviços, métodos e processos de gestão, atendimento e logística pode ajudar a encontrar novos caminhos para o negócio.

Quando algo vai mal na empresa, para muitos, o instinto inicial é manter as coisas sob os panos o máximo possível para evitar desesperos na equipe. Eu diria que é melhor reconhecer a crise e usá-la em vantagem própria.

É difícil trazer mudanças para uma organização e um momento de crise é perfeito para fazer aqueles ajustes que há muito tempo já eram necessários. Uma crise pode criar o cenário e o contexto ideais para fazer isso.

Talvez você esteja no meio de uma crise financeira, provocada por um ambiente hostil para investimento. Talvez você esteja vivendo um tumulto na sua gestão. Talvez você tenha perdido seu maior cliente. Talvez você esteja sendo massacrado por notícias falsas na imprensa. Não importa muito a causa da sua crise, o importante é saber que todas podem ser resolvidas com alguma mudança.

Já vi uma empresa do meu portfólio reagir a uma crise financeira fazendo mudanças importantes consideráveis e já atrasadas em seu modelo de negócios e organização. A crise acabou, e a empresa emergiu com bem mais força que antes.

Já vi um empreendedor reagir à perda de vários membros importantes da equipe com uma grande virada na empresa, pivotando o roadmap do produto e operando com um time bem mais enxuto. A companhia se recuperou da perda de seus colaboradores-chave, lançou um novo produto muito bem-sucedido e entrou num caminho de lucros extraordinários.

Tenho muito dessas histórias para contar, porque é a crise que nos traz clareza e foco. Por isso, se você está no meio de uma crise com sua empresa neste momento, pense em usá-la como oportunidade para fazer algumas mudanças. Nunca houve um momento tão propício.

Conteúdo desenvolvido em parceria com a Endeavor Brasil.

Autoria: Fred Wilson, investidor desde 1986. É também marido, pai, blogger, fã de música, entre outras coisas.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?