this is an h1

this is an h2

Fri Dec 14 19:08:59 BRST 2018
Finanças | FINANCIAMENTO
Crowdfunding: o investidor pode estar em qualquer lugar

Novo modelo de negócio promete dar um empurrãozinho naquele projeto que está parado por falta de recursos financeiros.

· 22/07/2014 · Atualizado em 14/12/2018
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A falta de recursos é, em muitos casos, um entrave para a realização de um projeto ou até mesmo um sonho. Mas um novo modelo de negócio promete dar um empurrãozinho naquele projeto que está parado por falta de recursos. É o crowdfunding, termo utilizado para iniciativas de financiamento colaborativas.

A ideia é de que várias pessoas contribuam com pequenas ou grandes quantias, de maneira colaborativa, para viabilizar um projeto, um negócio ou uma ideia. Nesse novo modelo, quem incentiva faz porque gosta e se identifica com os projetos. Para quem contribui é a oportunidade de fazer parte de algo grande, mesmo com poucos recursos.

E qualquer pessoa com uma ideia na cabeça pode se utilizar do crowdfunding. O mecanismo é simples, o idealizador pede uma quantidade de dinheiro em uma plataforma online, que irá possibilitar a realização do seu projeto, espalha a sua ideia, e depois recompensa quem o apoiou.

Os donos da plataforma repassam a verba aos responsáveis pelo projeto, ficando com uma comissão, que, em geral, é de cerca de 5%. Se o valor não for arrecadado, o dono da ideia sai sem nada e os investidores recebem o dinheiro investido de volta, que pode ser em espécie, ou em forma de crédito para investir em outros projetos.

O site americano Kickstarter, um das referências em crowdfunding, já auxiliou mais de 300 mil pessoas a buscarem recursos para realizarem suas ideias.

No Brasil já existem diversas plataformas de crowdfunding operando no mercado. A CrowdInvest é a associação brasileira de crowdfunding de investimento, onde é possível encontrar algumas das platafomas em operação no país.

Saiba mais:

 

Nos ajude a melhorar este conteúdo! Avalie abaixo se o conteúdo foi útil ou não para você. Se não foi útil, nos diga o que ficou faltando para poder melhorá-lo!

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?