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Tue May 21 18:11:30 BRT 2019
Inovação | DESIGN
O poder da embalagem, do design e da inovação pode mudar sua empresa

Uma simples mudança na forma de expor seu produto pode gerar um aumento de 40% nas vendas. Veja como a embalagem pode ser motivo de sucesso para o seu negócio.

· 06/03/2014 · Atualizado em 21/05/2019
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Artigo com especialista

Quem já está no mercado precisa olhar para as embalagens que utiliza e pensar seriamente em como melhorá-las, para torná-las mais efetivas na conquista do consumidor. Isso pode ser feito sem grandes investimentos e gera resultados comprovados por uma infinidade de “cases” em que a melhoria da embalagem resultou em aumento das vendas.

Separamos um trecho de um artigo de Fábio Mestriner, especialista em design de embalagens, que ensina como as embalagens podem ser uma poderosa ferramenta de marketing e referência na hora de consumidores escolherem produtos. Confira:

Recentemente, pude acompanhar um caso em que a simples mudança na forma de expor os produtos nas gôndolas promoveu um aumento de 40% nas vendas. As lojas adotaram um novo modelo em que os produtos que anteriormente ficavam deitados nas prateleiras passaram a ser expostos em pé, pendurados em ganchos.

Existem estudos que revelam que um singelo laço de fita transforma uma embalagem normal em um “presente”, mudando completamente o desempenho de venda do produto

Sacolas de lojas foram objeto de estudo realizado pelo Núcleo de Estudos da Embalagem da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Na pesquisa, ficou evidenciado que elas são muito mais que um componente do custo da loja, são um poderoso instrumento de marketing.

Importante:
Para se ter uma ideia do impacto que elas têm no processo da venda, basta relembrar o “case” da Kopenhagen apresentado no livro “Design de embalagem: curso avançado”, no qual um novo design de sacola gerou um aumento de 26% nas vendas. As sacolas que têm bom design são coloridas e bonitas, valorizam o consumidor que as carrega e representam um final feliz no processo de venda.

A pesquisa da ESPM mostrou, ainda, que 84,5% das pessoas reparam nas sacolas carregadas pela rua e 81,4% dos entrevistados afirmaram que as associam à imagem de quem as carrega.

Isso é muito importante porque se sabe que “só os clientes felizes voltam”. Portanto, tanto no varejo como nos produtos de consumo, a embalagem é uma ferramenta decisiva de competitividade que os pequenos negócios podem utilizar em seu benefício - obtendo inclusive, para aprimorá-las, apoio e financiamento de órgãos oficiais como o Sebrae e o BNDES.

O momento exige que as empresas recorram a seus próprios recursos, àquilo que elas têm “dentro de casa” e que pode ser melhorado para ampliar o apelo de venda de seus produtos. A embalagem já está “dentro de casa” e seu custo, embutido no valor do produto ou da loja.

As embalagens devem ser utilizadas para ajudar empresários a enfrentar novos desafios. Portanto, mãos à obra: é preciso olhar para elas, perceber como podem ser melhoradas, e fazer isso está ao seu alcance. Não vamos ficar assistindo à crise sem fazer nada.

Sobre o autor do artigo 
Fábio Mestriner é professor coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), professor do MBA de Marketing da Fundace da USP (Universidade de São Paulo) e membro do conselho da Abre (Associação Brasileira de Embalagem). Autor dos livros “Design de embalagem: curso avançado” e “Gestão Estratégica de Embalagem”.

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Exemplos que deram certo

Design e inovação de embalagem

Em vídeo, Fabio Mestriner aborda a importância da embalagem para a competitividade das empresas, bem como das tendências para o setor, de inovação e da função da embalagem para a composição da marca de um produto.

Confira o vídeo abaixo, produzido pela Sustentare Escola de Negócios, de Santa Catarina.

Levando essa importância da embalagem para os produtos da agricultura familiar, representantes de cooperativas foram entrevistados e falaram sobre os ganhos conquistados a partir do investimento no design de embalagem, como:

Acesso a novos mercados - Valorização dos produtos - Aumento de vendas

O vídeo, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, mostra a importância das embalagens e dos rótulos para a comercialização de produtos advindos de cooperativas de agricultores familiares.

Neste outro exemplo, veja como uma fábrica de biscoitos e alimentos integrais no Pará soube se beneficiar do design de comunicação e embalagem:

Embalagens e organização

Sebraetec é um programa do Sebrae criado para levar soluções de tecnologia, inovação e design para os pequenos negócios, como foi o caso da Vegano Vegetariano.

Ina Pantoja é uma empreendedora que iniciou com vendas de porta em porta, antes de ser convidada a trabalhar em um restaurante vegetariano em Belém do Pará. A partir daí, começou a se interessar pela alimentação saudável e decidiu fabricar biscoitos. Ela foi muito bem e melhorou ainda mais. A consultoria do Sebrae no design de comunicação no planejamento da embalagem fez o negócio iniciado pela Ina entrar em nova fase, como ela mesma diz:

“A gente recebeu a consultoria do Sebraetec. Veio um designer até aqui e conversamos bastante, fomos ajustando, trabalhando também com o custo da embalagem, procurando um design muito bom e usando materiais que puderam diminuir estes custos. Como resultado, nossas embalagens transmitem uma aparência de produto bom, com produção organizada, contendo informações. Hoje temos uma marca que está sendo reconhecida, criada pelo Sebraetec".

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Saiba mais

Para se aprofundar mais no assunto e buscar a ajuda de especialistas, confira o conteúdo que separamos exclusivamente para você:

Sebraetec
O Sebraetec Design auxilia empresários a pensar na aparência, na funcionalidade e na atratividade do seu produto ou da sua empresa. Conheça o programa.

BNDES Prodesign
O BNDES Prodesign apoia investimentos em design, moda, desenvolvimento de produtos, diferenciação e fortalecimento de marcas em projetos de investimento de diversas cadeias produtivas. Entenda o projeto.

A embalagem hoje e seus novos desafios
Verbas de marketing cada vez menores precisam ser divididas por um número cada vez maior de canais de TV, emissoras de rádio, revistas, jornais, web e uma infinidade de redes sociais. Entenda como a embalagem pode ser um diferencial competitivo.


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