Leia a entrevista sobre design e inovação concedida por Anna Carolina Maccarone, Business & Innovation Directorna MJV Tecnologia & Inovação.

Conversamos com Anna Carolina Maccarone, Business & Innovation Director na MJV Tecnologia & Inovação sobre a importância do investimento em inovação e design.
Como a pequena empresa pode inovar utilizando o design?
O design ainda é muito associado à estética de produtos, mas sua função transcende este ponto. O design é uma disciplina transversal a qualquer setor econômico e permeia de pequenas a grandes empresas, pois utiliza como premissa promover o bem-estar na vida das pessoas através da experiência.
A pequena empresa pode iniciar seus passos com inovação organizando seus processos internos utilizando a metodologia de design thinking.
Esta metodologia é aplicada a qualquer tipo de negócio e auxilia a empresa a compreender seus processos e solucionar seu desafio de negócio.
É composta por quatro fases: Imersão (identificação do problema e conhecimento de suas variáveis), Análise/Síntese (análise dos dados coletados), Ideação (cocriação de ideias para solucionar os problemas identificados na fase de Imersão) e Prototipação (validação e teste de uma ou mais ideias geradas).
Na sua visão, qual é a importância do design para os pequenos negócios e por que é tão importante o investimento nesse tema?
Design é uma ferramenta estratégica que compõe o mix de marketing e estratégia das atividades econômicas das empresas. Através do design, pode-se trabalhar a diferenciação dos atributos de um produto ou serviço por meio do design gráfico, design de produto, melhorar os processos das empresas, conhecer a experiência de um usuário, além de fomentar a inovação.
Não precisa ser uma grande empresa para investir em design. A inovação deve ser a corrente sanguínea das empresas que buscam melhorar sua competitividade e transformar seus negócios.
Você pode citar algum caso interessante de pequenos negócios que investiram em inovação e design e ganharam com isso?
As startups são um bom exemplo. São pequenos negócios que começam a partir de uma ideia baseada na necessidade do usuário de um determinado mercado.
Algumas premissas são importantes no momento de inovar no pequeno negócio: planejamento, disposição para mudar o modelo mental, buscar novos conhecimentos e usar a tecnologia a seu favor (quando aplicável).
Inovar também significa a capacidade de enquadrar e reenquadrar problemas, pois são necessárias muitas perspectivas diferentes para ser possível propor uma solução diferenciada.
Aqui vale destacar um exemplo da empresa Pega Plantão. A empresa, que começou suas atividades há alguns anos, identificou uma deficiência na gestão de trocas de plantões no ambiente corporativo, ou seja, identificou uma necessidade a partir da experiência do usuário e seus stakeholders.
Criou uma plataforma na nuvem e um aplicativo onde cadastro dos funcionários e das empresas se cruzam para obter o máximo da organização de escalas, ou seja, a empresa usou a tecnologia a seu favor.
O modelo de negócio da empresa está baseado em reduzir o absenteísmo, economia de tempo, melhoria no fechamento de pagamentos, valorização dos profissionais, além de se tornar a primeira empresa em gestão de escalas corporativas no ambiente de saúde.
Saiba Mais
Quer saber mais sobre o design thinking? Clique aqui e veja um infográfico e mais conteúdos sobre esse assunto tão importante e atual para as empresas.
Foi um prazer te ajudar :)