MELHORIA DE PRODUTO

Diferenciar o produto é uma forma eficiente de inovação

Com produtos "especiais", os pequenos produtores obtêm melhor remuneração por seu trabalho e garantem qualidade de vida para sua família.

Inovação no agronegócio
  • Atuação do Sebrae

Os produtos e serviços podem ser diferentes e o público-alvo também, mas micro e pequenos negócios dos mais diversos ramos de atividade têm um ponto em comum: para serem competitivos, precisam se diferenciar.

A inovação é uma das formas mais eficientes de diferenciar o produto e buscar melhores espaços no mercado. É um trabalho que independe da matéria-prima e dos insumos utilizados e que pode ser realizado na indústria, no comércio e no agronegócio.

No agronegócio, a inovação de produtos apresenta crescimento e é importante sobretudo para a agricultura familiar. Com produtos diferenciados, o pequeno produtor obtém melhor remuneração por seu trabalho e garante mais qualidade de vida para sua família. A busca pela inovação tem se mostrado importante na geração de emprego e renda e na fixação do homem no campo.

O aquecimento da economia brasileira e a evolução científica trazem um cenário bastante favorável para a inovação. O mercado consumidor está em franco crescimento e estamos vivenciando muitos avanços na biotecnologia. Isso facilita o trabalho do produtor e cria um conjunto grande de oportunidades.

A diferenciação de produtos pode ocorrer de diversas formas.

É possível, por exemplo, criar produtos com elementos totalmente novos, que ainda não foram utilizados no agronegócio. Outra maneira é empregar de forma inovadora matérias-primas já comuns à atividade, como fécula de mandioca, usada na produção de embalagens.

Também é possível, com apoio da tecnologia, resgatar insumos primários que até então estavam restritos à natureza, como algumas variedades de flores.

Um dos segmentos do agronegócio com mais resultados positivos em inovação são os produtos orgânicos. A diversidade é cada vez maior, tanto de alimentos in natura, como verduras e frutas, como de produtos manipulados, como bebidas, mel e geleias. Também merecem destaque os minilegumes, que têm boa aceitação no mercado. Outros setores em alta na inovação de produtos são a floricultura e a fruticultura.

Atuação do Sebrae
  • Inovação no agronegócio

O trabalho do Sebrae com o acesso à inovação no agronegócio começa com a identificação de regiões de baixa renda e forte presença de pequenos produtores rurais, sobretudo com foco na agricultura familiar. A instituição realiza capacitações em diversas áreas, como boas práticas agrícolas, gestão do negócio, técnicas de manejo, produção de insumo, qualidade e produtividade, armazenagem de produtos e seleção de espécies animais e vegetais, entre outros.

O Sebrae também dá suporte para que os pequenos produtores possam interagir com universidades e institutos de pesquisa. Essa interação é interessante para mostrar que, mesmo sendo trabalhosa e exigindo dedicação, a busca pela inovação é viável.

Outro trabalho priorizado pela instituição é o incentivo ao cooperativismo. A atuação de forma associada permite redução de custos, ganho de escala e uma maior troca de ideias, que é muito importante na busca pela inovação.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: