ATITUDE EMPREENDEDORA

Saiba o que é Customer Development

O conceito de Steve Blank foca no cliente para criar soluções mais rentáveis e com melhor inserção no mercado.

Definir a proposta de valor de uma startup passa por alinhar um problema do cliente com a solução que a empresa oferece. Ou seja, encontrar o melhor encaixe entre as dores que o seu consumidor considera mais fortes e uma solução de baixo custo que resolva essa questão. 

Steve Blank desenvolveu o conceito de Customer Development e escreveu o livro “An Entrepreneur's Guide To Customer Development” sobre o tema.

Os especialistas em gestão tradicional acreditam que esse encaixe será confirmado e ajustado durante o plano de negócios, com pesquisas de mercado - o que costuma custar caro e levar algum tempo. Mas em startups, tempo é crucial e cada dia conta para chegar a um produto que gere receita.

Pensando nisso, Steve Blank desenvolveu o conceito de Customer Development. Segundo esse modelo, o empreendedor assume desde o início que sua proposta de valor e o encaixe produto/solução são hipóteses, que podem ser validadas, revistas e renovadas constantemente para encontrar a melhor fórmula para o seu negócio.

 Assim, sua empresa constrói uma solução totalmente focada no cliente e reduz as chances de ter um produto com pouca aceitação no mercado.

Voltar para a página principal de Startup

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: