STARTUP

Entenda o que é Lean Startup

Evitar o desperdício é um dos conceitos da metodologia Lean Startup criada pelo americado Eric Ries.

O que é
  • Produto mínimo viável

O conceito de lean – que pode ser traduzido como "enxuto" – é bastante conhecido na gestão e indústria tradicional, e envolve a identificação e eliminação sistemática de desperdícios.

De um modo geral, qualquer método lean usa a estratégia de atuar localmente em cada item de desperdício de tempo, custo ou recursos, para chegar a uma qualidade maior e um time-to-market mais rápido.

Inspirado por esse conceito, o americano Eric Ries passou os últimos anos combinando ideias de marketing, tecnologia e gestão e criou o termo "Lean Startup".

Ele vem tentando transformar uma metodologia pensada originalmente para startups de tecnologia em um método mais coeso e aplicável a qualquer empreendimento nascente.

Suas ideias envolvem, por exemplo, o ciclo Build - Measure - Learn (Construir - Medir - Aprender), desenvolvimento de clientes segundo ensinado por Steve Blank, métodos ágeis de desenvolvimento de produtos e uma interação constante com os usuários para testar diferentes hipóteses de como o produto se encaixa no mercado.

O método vem gradualmente ganhando adeptos no Brasil, mas muitos empreendedores ainda interpretam as práticas de forma errônea. Em parte devido à dificuldade de se compreender o material original em inglês, em parte porque a ideia é muito nova e tem poucas referências de aplicação.

Por exemplo, o conceito de produto mínimo viável (MVP, do Inglês Minimum Viable Product) vem sendo confundido com uma versão do produto com funcionalidades mais simples para ser entregue mais rápido; as técnicas de validação de hipóteses são quase sempre comparadas a pesquisas simplificadas de mercado; e o conceito de lean é confundido com "barato", ou seja, usar o mínimo de capital no projeto da startup.

Assim como qualquer método de gestão, não existe uma única prática que garanta resultados - Lean Startup é uma ferramenta que deve ser usada pelo empreendedor em adição a várias outras.

Produto mínimo viável
  • O que é

A metodologia de Lean Startup trata a definição do produto mínimo viável (MVP, do Inglês Minimum Viable Product) como um dos marcos importantes no ciclo de vida de um empreendimento. Se pudéssemos quebrar essas três letras em conceitos mais completos, eles seriam:

  • Minimum: o menor tamanho possível, que possa ser entregue no menor tempo possível.
  • Viable: uma proposição de valor importante o suficiente para que seu principal cliente adote esse produto, se possível gerando receita.
  • Product: funcionalidades encaixadas em uma entrega que se assemelhe a um produto coeso e útil.

Assim, quem considera que o MVP é somente uma entrega com as funcionalidades mais simples, o menor produto possível ou uma versão criada em poucos dias, somente entendeu o conceito de "mínimo".

Integrar esse entendimento aos outros dois conceitos - "produto" e "viável" - exige um esforço consciente para encontrar o melhor ponto na balança: algo a que o cliente dá valor, usando o menor número de recursos no menor tempo possível, mas que se assemelhe a um produto (e não uma lista de funcionalidades disponíveis para uso).

Assim como o encaixe entre produto e solução, o MVP está diretamente ligado à proposição de valor da startup. Se o empreendedor ainda não foi capaz de formular hipóteses a serem testadas para definir bem o cliente e outros aspectos da proposição de valor, partir para o MVP é um erro.

Antes disso, é mais válido trabalhar em várias versões de um business model canvas enquanto se conversa com potenciais clientes, para formular bem essa proposição e então prototipar um MVP teórico.

Não é fácil encontrar um MVP, ainda mais quando se tenta trabalhar um modelo de negócios inovador. Encontra-lo é normalmente fruto de várias iterações, tentativa e erro, medições, protótipos testados junto a muitos usuários e semanas de noites mal-dormidas.

Mesmo assim, se você estiver em busca do MVP com a consciência correta, será bem fácil entender que o encontrou - no pior dos casos, você irá descobrir rapidamente que o erro está na sua proposição de valor, e irá muda-la em tempo hábil para novamente procurar o MVP que a implementa.

Leia também

 

Autor convidado: Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora.

Voltar para a página principal de Startup