this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo | STARTUP
Descubra o que é smart money e como apostar neste investimento

Investimentos qualificados valem mais do que grandes aportes em dinheiro. Entenda como eles podem ajudar sua empresa

· 17/01/2014 · Atualizado em 08/09/2022
Imagem de destaque
FAVORITAR
Botão favoritar

Para muitos empreendedores, conseguir um investidor é uma necessidade para manter a sua startup viva até encontrar um modelo de negócios escalável. Mas, o que poucos entendem a tempo é que a insistência em conseguir capital a todo custo pode ser fatal para o seu projeto. Mais do que um investimento alto, empreendedores precisam estar atentos às outras vantagens que aquele aporte traz para o seu negócio.

Esse tipo de investidor é conhecido como smart money, ou dinheiro inteligente.

FAVORITAR
Botão favoritar

Eles costumam trazer forte experiência no mesmo mercado em que a startup atua e, em geral, auxiliam de diversas maneiras no crescimento da empresa:

  • Contribuem com insights importantes sobre o modelo de negócio;
  • Complementam o time com conhecimento especializado;
  • Apresentam histórico de investimento na área;
  • Têm um bom networking junto aos clientes potenciais.

Pode ser também que esses investidores apresentem uma combinação de vários desses fatores em menor escala mas, mesmo assim, sejam fortes o suficiente para acelerar o projeto.

Investimentos ainda mais inteligentes:

Uma outra expressão derivada deste conceito é o smarter money ou "dinheiro ainda mais inteligente". Ela normalmente é usada quando se compara investidores entre si, avaliando seus prós e contras e descobrindo qual opção de investidor-anjo, sócio ou fundo pode ser muito mais útil para a startup do que outras.


Tudo isso não significa que o investidor estará presente no dia a dia da startup, mas sim que ele poderá ser sempre consultado quando necessário e trazer insights que façam diferença ao longo da jornada do projeto.

Investidores que trazem smart money não costumam dizer “eu acho que você deve” ou “que tal se vocês fizessem assim”, mas sim “veja como essa outra empresa resolveu esse problema” e “esse é o documento que você precisa”. Ou seja, o papel dele não é dar opinião, mas atuar como um guia quando for necessário.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?