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Mercado e Vendas | ESTUDOS DO CLIENTE
Exigências da terceira idade para o mercado de saúde

Clínicas e consultórios médicos devem estar atentos ao novo perfil dos idosos para oferecer serviços adequados às necessidades desse público.

· 24/07/2015 · Atualizado em 03/12/2019
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Além da terceira idade ser um público que aumenta conforme a expectativa de vida, que é cada vez maior, é ainda um público de perfil variado e em constante transformação.

Se as exigências hoje são outras, nada mais natural que acompanhar essa tendência. Para fazer isso, o empreendedor precisa oferecer produtos e serviços que atendam às novas necessidades dos consumidores.

Os consumidores da terceira idade estão mais ativos e exigentes. Buscam serviços e produtos adequados às suas condições físicas.

Neste conteúdo, falaremos exclusivamente de produtos e serviços na área da saúde para os consumidores da melhor idade.

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Mercado de saúde

Os principais gastos dos maiores de 60 anos são voltados para os serviços de saúde e oferta de medicamentos, além de roupas, turismo, cultura e bem-estar.

O idoso de hoje está na academia assim como também está internet: ele quer viver mais e com mais qualidade de vida, também. Logo, o mercado de saúde é o primeiro que precisa repensar as suas ofertas. E o mercado do e-commerce também precisa acompanhar essa tendência.

Os consumidores da terceira idade estão mais ativos e exigentes. Buscam serviços e produtos adequados às suas condições físicas. Na hora do lazer, procuram lugares descontraídos, onde possam fazer amigos e conversar.

 

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Dicas

Para se posicionar no mercado e aperfeiçoar serviços e produtos, os profissionais da área da saúde já compreenderam que suas atividades devem ser conduzidas como negócios, com eficiência na gestão e busca de produtividade.

1. Fácil acesso

A localização é um item fundamental para um serviço de saúde voltado ao público idoso. Preferencialmente, deve estar perto de locais de fácil acesso, com possibilidade de estacionamento tranquilo, uma vez que é preciso atender de forma igual os pacientes com dificuldades de locomoção.

2. Espaços adaptados

Os espaços internos e externos devem estar adaptados com rampas e elevadores, além de disponibilizar cadeiras de rodas ou andadores para aqueles que necessitam desse tipo de auxílio.

3. Atenção para ouvi-los

O cliente da terceira idade precisa ser escutado com a calma que merece. É necessário que atendentes, enfermeiros e médicos estejam sempre aptos a ouvir. Isso pode ser uma vantagem para as pequenas empresas, que têm a chance de atuar de forma menos massificada.

4. Atendimento personalizado

Simples ações como conhecer o cliente pelo nome, entrar em contato na data de aniversário ou na véspera do retorno são formas comuns de demonstrar a preocupação com o seu cliente.

5. Canais de atendimento

Manter um canal ativo de reclamações e sugestões, respondendo as observações rapidamente, é outra forma de atestar a importância do cliente ou paciente.

Falhas de atendimento que devem ser evitadas

Alguns erros ainda se repetem nos serviços para a terceira idade, deixando claro que é preciso amadurecer o atendimento e proporcionar a quem já vivenciou muitas experiências na vida um cuidado diferenciado. Confira as falhas mais comuns para que você possa ‘

  • Exigir pressa durante o atendimento;
  • Não ter paciência para esclarecer dúvidas;
  • Colocar apenas funcionários de mais idade para atender idosos. Isso pode causar a sensação de segregação desse segmento;
  • Usar letras pequenas nos cartazes e substituir o contato pessoa a pessoa por um volume grande de informações escritas;
  • Utilizar termos técnicos para explicar questões que são de conhecimento essencial para o paciente;
  • Não manter instalações acessíveis, com rampas, elevadores e áreas adaptadas à passagem de cadeiras de rodas.

 

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Home Care

Uma tendência adequada às novas exigências dos idosos são os serviços de home care, que envolvem ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento e reabilitação no domicílio do cliente.

O home care envolve de serviços ambulatoriais, com a visita diária de um técnico de enfermagem, até a internação domiciliar - quando há profissionais disponíveis o tempo todo para atender o paciente. Esse novo formato de cuidado à saúde é extremamente apropriado ao cenário de envelhecimento populacional. O fato de estar em casa, em seu clima acolhedor, contribui para a recuperação mais rápida.

Material de apoio

Se este conteúdo sobre as exigências da terceira idade para o mercado de saúde foi útil, talvez você também queira acessar este estudo sobre o mercado de saúde para a melhor idade.

Você também pode acessar esse artigo sobre Clínicas médicas com design: o bem-estar do paciente em primeiro lugar. Até a próxima!


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