this is an h1

this is an h2

Fri Aug 26 08:46:54 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Hábitos que ajudam o empreendedor a ter sucesso

Algumas práticas fazem a diferença quando se busca o sucesso. Veja os hábitos que você pode adotar na sua caminhada empreendedora.

· 04/08/2022 · Atualizado em 26/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você é um dos 61 milhões de brasileiros que sonham em ter o seu próprio negócio? Se respondeu que sim, com certeza sabe que os caminhos do empreendedorismo passam pelo desenvolvimento de habilidades e competências, como ter espírito de liderança, resiliência, persistência, disposição para aprender com erros e acertos, ser curioso e estar sempre em busca de novos conhecimentos, não ter medo do fracasso (sempre é possível recomeçar) e estabelecer metas e estratégias com um bom plano de negócios. É fundamental destacar que, independentemente de essas serem características natas do empreendedor, elas podem também ser aprendidas e desenvolvidas.

O empreendedorismo é um conceito relacionado ao comportamento, ou, se preferirem, à atitude de pessoas que buscam soluções e enxergam oportunidades em cenários não necessariamente favoráveis. Assim, o empreendedorismo pode ser atribuído não somente à pessoa que cria o seu próprio negócio, mas também àquelas que realizam mudanças transformadoras em empresas já existentes.

A jornada empreendedora de sucesso exige também do empresário a sua disposição para ter bons hábitos, ou seja, ter regras, comportamentos frequentes e práticas. Alguns estudos apontam hábitos que normalmente fazem parte da rotina de empreendedores de sucesso, tais como: 

  • Acordar cedo.
  • Aprender continuamente, capacitando-se por meio de cursos, oficinas, feiras e palestras. 
  • Ter um mentor.
  • Saber ouvir as pessoas - colaboradores, familiares, fornecedores e clientes podem ter muito a contribuir.
  • Não ter medo de experimentar, pois é importante testar novas ideias e atividades ou novos projetos. E lembre-se: o fracasso faz parte do crescimento.
  • Atualizar diariamente as listas de tarefas - tão importante quanto definir objetivos e metas.
  • Ser honesto. Transparência e sinceridade em relação a si e aos outros é fundamental, mesmo quando as expectativas não estiverem sendo atendidas.
  • Fortalecer e ampliar sua rede de relacionamentos ou contatos. 

Mas, como ninguém é de ferro, tire também um tempo nos fins de semana para recarregar as energias e desconectar-se do trabalho. Deixe uma parte do domingo, depois que estiver bem descansado, para planejar a semana seguinte, alinhando seus objetivos e atualizando a sua agenda.

O Brasil tem muitas histórias de sucesso de empreendedorismo, como a da empresária Luiza Helena Trajano, que revolucionou a história do Magazine Luiza, transformando a rede de lojas de Franca (SP) em uma gigante do varejo, ou do ex-catador Geraldo Rufino, que hoje fatura R$ 50 milhões com uma empresa de desmanche legal de caminhões.

Para se inspirar em uma história de sucesso em que o empreendedor, com a ajuda do Sebrae e o desenvolvimento de bons hábitos, conseguiu alavancar o pequeno negócio que criou, conheça o exemplo de Milcíades, que aumentou o faturamento de sua hamburgueria depois de começar apenas com um serviço de delivery. No artigo Com o Sebrae, Milcíades aumentou 10x o faturamento de sua hamburgueria, ele revela algumas atitudes que adotou, orientado pelo Sebrae, e os planos de crescimento que não param de fervilhar na sua mentalidade empreendedora.

Saiba mais

Mudanças de hábito para melhorar a gestão da sua empresa


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?