INICIATIVA SUSTENTÁVEL

Hortas urbanas: uma tendência mundial que ganha força no Brasil

Para dispor de produtos frescos ou mesmo para comércio local, as mini-hortas são uma alternativa viável dentro das cidades.

  • Projetos de sucesso

O plantio de hortaliças, condimentos e ervas medicinais vem ganhando os espaços urbanos das cidades brasileiras.

A tendência, que também tem ganhado adeptos em metrópoles internacionais, algumas vezes é consequência do pouco tempo disponível para o lazer. O cultivo de especiarias em casa passa a ser uma das poucas formas de contato com os elementos da natureza. Outras vezes a manutenção da mini-horta vem da necessidade de cuidar melhor da alimentação familiar, minimizando o contato com agrotóxicos.

O fato é que esta tendência tem potencializado um novo nicho de mercado. Ao invés de cultivar plantas ornamentais, as pessoas estão com frequência montando mini-hortas, seja em varandas individuais ou em hortas coletivas, nas áreas comuns dos prédios.

Criando um modelo de negócios sustentáveis: hortaliças

Projetos de sucesso
  • Case internacional

Do interior de São Paulo, um projeto de mini-hortas para pequenos espaços já ganhou até prêmios. Depois de concorrer com outros 35 projetos e 500 participantes, a ideia da unidade do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) de Botucatu levou um prêmio de R$ 4 mil (R$ 2,5 mil para o grupo e outros R$ 1,5 mil para o instrutor) com a primeira colocação na 2ª edição da Feira Nacional de Empreendedorismo.

A Florap, companhia criada pelos alunos do Cebrac de Botucatu, levou para a feira o produto focando na inovação e que também pode ser usado como uma peça de decoração – as mini-hortas contam com sistema de iluminação e de irrigação próprios. No estande da Feira, o grupo também expôs um aquário que mantinha, na parte superior, uma mini-horta hidropônica.

A Embrapa Hortaliças, empresa pública brasileira que é referência mundial em pesquisa, desenvolvimento e inovação em olericultura tropical, antecipando a tendência, realiza desde 2004 um programa para cultivo de hortas em pequenos espaços voltado para o público urbano.

A iniciativa tem como objetivo a transferência de tecnologia de produção de hortaliças em pequenas áreas, além de propiciar maior contato com a natureza, criando a possibilidade de uma maior interação com as plantas. Essa atividade pode funcionar, ainda, como coadjuvante na prevenção do estresse cotidiano.

Horticultura com design: produza com mais qualidade

Case internacional
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  • Apoio para MPEs

Em Nova York, um projeto de hortas urbanas já nasceu como um negócio social. Em canteiros no topo de dois prédios comerciais nos bairros Queens e Brooklyn são cultivados legumes, verduras, frutas e ervas. As atividades são realizadas por funcionários e voluntários e a produção é vendida para restaurantes locais.

A Brooklyn Grange Farm também comercializa uma espécie de “cesta básica orgânica” para famílias que queiram receber os alimentos semanalmente em casa, além de vender a granel em uma feira aos sábados no topo dos prédios.

De acordo com projeções de especialistas, cerca de 80% da população mundial viverá nas cidades até 2030. Por isso, a ideia de produzir e consumir localmente, difundida nos últimos anos também em Londres, tem movido incentivos por parte da prefeitura de NY, que se comprometeu em criar esquemas que suportam a produção urbana.

A exemplo dos antigos

A produção de alimentos no coração de cidades não é propriamente novidade – a prática era frequente na Antiguidade, do Egito a Machu Picchu.

A jornalista Regina Scharf relata no texto Semente Urbana a experiência de um americano que colhe safras recordes de alimentos orgânicos em um bairro urbanizado e que começa a revolucionar a cultura alimentar de fast-food do país. 

Apoio para MPEs
  • Case internacional

As oportunidades de negócios para o plantio em áreas urbanas alcançam empresas de diversas atividades: das produtoras de sementes e mudas aos prestadores de serviços de jardinagem e decoração ou mesmo de arquitetura e urbanismo.

Por isso, se você se identificou com algumas dessas perspectivas, busque o apoio do Sebrae no seu estado. Conheça nossas unidades.

Saiba mais sobre o mercado de hortaliças no Brasil

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