INICIATIVA SUSTENTÁVEL

Inovação aberta para geração de bionegócios na Amazônia

Sebrae lança programa para fortalecer a Bioeconomia na Amazônia e estimular o desenvolvimento econômico com inovação aberta, aliado à conservação ambiental.

A Amazônia conta com a maior biodiversidade do mundo e precisa ser conservada. Em tempos de crise não só financeira, mas também ambiental, os bionegócios, empreendimentos sustentáveis que usam recursos renováveis para transformar mercados e cadeias produtivas, podem gerar oportunidades para as micro e pequenas empresas e incrementar a economia regional.

Para desenvolver os empreendimentos da floresta e ressaltar a necessidade de fortalecer o setor na região, o Sebrae lança o programa Bionegócios na Amazônia, uma iniciativa que busca fomentar o empreendedorismo no Norte do país a partir da bioeconomia, reunindo o que há de mais inovador em sustentabilidade e atuando para promover o desenvolvimento territorial.

Assim, o Sebrae espera estimular empreendimentos e novos negócios a pesquisar e utilizar, conscientemente, a biodiversidade, de maneira que seus recursos sejam renovados durante o uso. Esse incentivo significa juntar ciência e tecnologia para a geração de negócios com foco no uso sustentável dos recursos naturais, tornando seus produtos sinônimo de riqueza.

Por que estimular os bionegócios?

Veja cinco motivos para fortalecer esse segmento

1. Destaca a importância da conservação ambiental para a geração de emprego, renda e lucro para o país.

2. Proporciona a criação de novos modelos de negócios, que, com o uso da tecnologia e inovação, transformam os processos produtivos.

3. Combate a exploração descontrolada dos recursos florestais, já que eles precisarão ser renovados e recuperados para que os negócios se mantenham ao longo do tempo.

4. Promove o ecossistema regional, o ambiente corporativo e a inovação, ampliando o mercado de circulação dos produtos e colocando o Brasil num patamar mundial de uso sustentável dos recursos naturais.

5. Acelera a transição de uma economia tradicional, baseada na extração predatória, para uma pautada no desenvolvimento sustentável.

Como funciona


Divulgação do projeto para empreendedores.


Inscrição no programa por meio de cada unidade estadual do Sebrae.


Avaliação das propostas pelo Sebrae.


Aceleração das empresas, por meio de ações como capacitação, mentorias, serviços tecnológicos, entre outros.


Compartilhamento dos resultados das empresas ao longo do processo, de acordo com indicadores ligados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) e ao Ministério da Economia.


Consolidação dos negócios no território para geração de riquezas.

Quais benefícios do bionegócio?

 

 

Quer receber mais informações? Clique aqui e fique por dentro.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: