CAPACITAÇÃO PARA INOVAÇÃO

Investir nos colaboradores é o melhor caminho para sua empresa inovar

Uma equipe motivada e bem capacitada é fundamental para estabelecer a cultura de inovação.

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No Brasil, a cada 10 negócios que se iniciam, quase seis são criados em função de uma oportunidade e não de uma necessidade. O indicador da pesquisa GEM de 2015 é reflexo que, no Brasil, a maioria dos empreendedores decide iniciar um negócio tendo como base uma informação de mercado, e não de sobrevivência.

Empreender por oportunidade não significa, entretanto, que esses negócios sejam inovadores. De acordo com dados do Global Innovation Index de 2015, o Brasil ocupa a 70a. posição entre 141 países que, avaliados segundo 81 indicadores, formam o que podemos chamar de “Ranking Global de Inovação”. Em uma análise objetiva, é possível dizer que o ambiente de negócios do Brasil não é favorável à inovação.

De acordo com 49% dos especialistas ouvidos pela Pesquisa GEM em 2015, uma das alternativas para melhorar as condições de empreender no Brasil é investir em educação e capacitações. Essa afirmação é corroborada pelo fato de que empreendedores com maiores níveis de escolaridade têm mais propensão a criar e explorar novas tecnologias e, consequentemente, gerar para as empresas índices positivos ligados a desempenho e sobrevivência.

A boa notícia é que a evidência que relaciona os níveis de escolaridade com a inovação não é exclusiva para empreendedores, mas se relaciona também com os membros de suas equipes. Portanto, para inovar constantemente é preciso ter, antes de tudo, uma equipe capacitada para o desafio.

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Segundo os pesquisadores Edward M. Mone e Manuel London, há cinco fatores que influenciam o engajamento de pessoas quanto ao desempenho da empresa:

Estabelecimento de metas de desempenho e desenvolvimento

Assim como é importante selecionar e manter colaboradores motivados com uma contínua formação, é preciso dizer claramente que esse desenvolvimento é fundamental e prioritário para a organização.

Por isso, algumas ações devem ser estabelecidas a cada ciclo de planejamento, que pode variar entre curto, médio e longo prazo, a depender das prioridades estabelecidas pelo negócio. São elas:

  • Estipular metas desafiadoras que contribuam com o desempenho da empresa.
  • Elaborar um plano de desenvolvimento pessoal que fortaleça as habilidades tácitas e torne o profissional mais completo e hábil quanto aos desafios de inovação que ele pode enfrentar na organização.
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Reconhecer e fornecer feedback de forma contínua

Fornecer feedbacks constantes ao colaborador contribui diretamente com os ajustes necessários ao trabalho realizado e àquilo que é a expectativa da empresa. Esses momentos também devem ser utilizados para reforçar os aspectos positivos, contribuindo com a motivação do funcionário.

  • Clique aqui e confira dicas que sobre liderança que todo empreendedor deveria saber

Gerenciar o desenvolvimento do colaborador

É importante criar estímulos para que a equipe nunca se “dê por satisfeita” quando o assunto é capacitação. Se possível, incentive-a a desenvolver habilidades que serão úteis nos cargos que desempenham na organização.

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Avaliar o trabalho periodicamente

Tenha agendas formais de apresentação do status de projetos e peça aos colaboradores que demonstrem os aprendizados adquiridos aos demais membros da equipe. Assim, você favorece o clima de colaboração e aprendizagem da empresa. Se for necessário, utilize esses momentos para corrigir rumos e incentivar os colaboradores a produzir sempre melhor.

  • Clique aqui e descubra a importância de avaliar o desempenho dos colaboradores

Criar clima de confiança e empoderamento

Ambientes hostis, de intensa desconfiança e tensão são desfavoráveis à inovação. Delegue atividades e empodere seus colaboradores para que sintam confiança e percebam que o trabalho que realizam é significativo. Diversas pesquisas mostram que o engajamento tem mais relação com a sensação de realizar atividades importantes para empresa do que com itens objetivos como remuneração.

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