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Organização | LOGÍSTICA
Logística é um dos pontos-chave no comércio eletrônico

Vendas pela internet exigem cuidados específicos em relação às entregas e ao relacionamento com o cliente antes, durante e no pós-venda.

· 03/12/2013 · Atualizado em 26/09/2022
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Antes de partir para a criação do comércio eletrônico, é necessário ter uma estrutura empresarial e um planejamento logístico que tenham peculiaridades quando comparados ao do comércio tradicional.

A logística tem a mesma definição para qualquer tipo de negócio: é o processo de planejar, executar e controlar eficientemente o transporte, a movimentação e o armazenamento de produtos dentro e fora das empresas, garantindo a integridade e os prazos de entrega dos produtos aos clientes.

Manter um site na internet sem se preocupar com a estrutura de logística significa não esperar retorno algum e, talvez, ter prejuízos enormes. O processo de atendimento dos pedidos e entrega dos produtos (a logística de distribuição) é um dos principais problemas do comércio eletrônico.

O varejo virtual

Apesar de logística ser um conceito universal, a logística do varejo virtual possui características únicas, que exigem um esforço de aprendizagem para todos os envolvidos nesse tipo de atividade: fornecedores, transportadoras, operadores logísticos e empresas de varejo virtual.

  • A loja funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.
  • A loja oferece um rico conjunto de informações, que envolvem a localização e identificação do produto, comentários de outros consumidores, informações sobre preço, frete e tempo de entrega.
  • O ciclo de tempo para a entrega de produtos e serviços é menor.
  • A divulgação é estratégica para a visibilidade da loja virtual. Os custos de comunicação podem ser menores, e há a eliminação de intermediários do canal de distribuição.
  • O tempo de exposição da marca é aumentado.

Etapas de vendas

Etapas da venda de um produto em uma loja virtual

1 - Preparação do pedido: O comprador precisa localizar e identificar a mercadoria, obter as informações necessárias para tomar a decisão de compra, autorizar a transação financeira e transmitir o seu pedido para o site. 

2 - Processamento do pedido: A partir do pedido efetuado pelo cliente, cabe ao site e às entidades envolvidas no processo, como as administradoras de cartão de crédito e empresas antifraude, analisar os dados, processar e validar o pedido. Então, o pedido válido e sem risco de fraude segue para o financeiro.

3 - Confirmação do pedido: Implica na confirmação da transação financeira, separação da mercadoria - ou sua encomenda junto ao fornecedor - embalagem, emissão da documentação fiscal e entrega ao transportador. O tempo de entrega é contado a partir desse momento. 

4 - Entrega: Corresponde ao envio da mercadoria ao destinatário. Pode ser oferecida ao comprador a possibilidade de rastreamento das mercadorias após a entrega delas ao transportador.


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