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Inovação | DESIGN
O design como estratégia no setor de madeira e móveis

Somando qualidade, funcionalidade e estilo, empresas podem desenvolver produtos mais eficientes e se diferenciar no mercado.

· 11/07/2014 · Atualizado em 23/09/2022
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Estratégias

Pequenos negócios ligados à madeira e aos móveis, em geral, precisam estar abertos para renovar suas estratégias e garantir um diferencial competitivo para se destacar no mercado.

Ter um profissional de design próprio é importante para as empresas, principalmente para as que almejam fazer parte do mercado internacional, focando preferências e padrões determinados pelo público a ser atingido, o que garante credibilidade e visibilidade.

Especialistas nessa área atuam na antecipação de ideias inovadoras, criadas para atender as necessidades do mercado como estratégia de marketing. Isso é realizado de forma que se busque o aperfeiçoamento de suas mercadorias, com um visual mais atrativo, maior praticidade e conforto para o consumidor.

Conhecer os hábitos, a cultura e as necessidades do público-alvo e transferir essas informações para o produto são funções do design, o que permite acrescentar valor à criação final.

Essa função deve ser encarada como mais uma ferramenta para destacar a empresa, trazendo uma identidade que agrega conceitos e valores importantes para além da aparência. Um item que pretende competir dentro de um mercado que se reinventa diariamente precisa ser projetado com bastante cuidado.

Tipos de projetos

A origem do design de produtos na indústria brasileira de móveis está ligada a três fontes:

  1. Projeto híbrido: unificação de diversos modelos que são tendência mundial em uma única ideia, tendo como base outras referências.  
  2. Desenvolvimento de projeto próprio: método ainda muito comum, cujo risco está em criar móveis sem um estudo prévio das necessidades do usuário, às vezes até com limitação de matéria-prima e soluções econômicas.
  3. Compra e adaptação de projetos estrangeiros: iniciativa bastante recorrente, principalmente pela praticidade oferecida.

No Brasil, o setor moveleiro ainda tem um amplo mercado a ser conquistado, mas é preciso começar com o desenvolvimento de ideias e projetos próprios, estudados para suprir as necessidades do público que pretende atingir, tanto funcional quanto visualmente.

Uma pergunta importante que todo empresário de pequeno negócio precisa se fazer é a seguinte: será que estou pensando no meu público-alvo ao utilizar desenhos, cores e materiais de outros países?

Pontos a considerar

O design é um fator que permite aos empresários do setor de madeira e móveis maior competitividade no mercado interno e externo. A criação de peças com uma comunicação visual própria garante originalidade e ajuda a produzir uma marca para a empresa. Com uma grande concorrência, o lucro não vem de imediato, então é preciso investir em inovação para garantir a sustentabilidade do negócio para o futuro.

Diante disso, é importante atentar para alguns itens:

  • Um design bem concebido, sem dúvidas, chamará a atenção do consumidor e permitirá que o pequeno negócio possa competir no mercado. Por isso, pesquise tendências e conheça seu público-alvo.
  • Produtos com design próprio podem ser promissores, então invista em pesquisas e acredite na potencialidade da sua equipe.
  • Um bom gerenciamento de design, integrado à estratégia de mercado da empresa, permitirá que a qualidade dos produtos seja bem explorada, elevando o nome do negócio junto ao mercado.
  • Investir em consultorias da área de design ou em escritórios especializados para que seja feito um bom planejamento de coleção é uma boa saída caso não seja possível contratar funcionários.

É válido salientar que a estratégia depende da tomada de decisões internas, considerando a competitividade do mercado de atuação. Quanto mais ágil e profissional for a estrutura da empresa, mais rapidamente ela se adaptará às novas exigências do setor.


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