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Organização | GESTÃO
O funcionamento, a estrutura e os potenciais dos mercados

Os mercados, supermercados e mercearias fazem parte do dia a dia, e os negócios devem estar preparados para atender com qualidade e ter preços competitivos.

· 25/11/2013 · Atualizado em 04/10/2022
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Uma das grandes questões na hora de empreender um novo negócio é a escolha do ponto comercial. Além da localização, a área física necessária para viabilizar a operação precisa ser observada.

Para instalar um supermercado, é necessário ter uma área construída adequada aos produtos a serem comercializados, à circulação de pessoas, e também ao armazenamento.

Dentro da área total, precisam ser dimensionados espaços para o atendimento ao público, área de produção da padaria e açougue, área dos caixas, estoque, escritório e banheiros, para funcionários e para visitantes.

A área também precisa dispor de espaço para estacionamento de veículos dos clientes e ser servida com rede de água encanada, rede de esgoto, rede de energia elétrica e rede telefônica. O aproveitamento interno do prédio deve ser muito bem planejado, sendo reservada uma área maior para as gôndolas de exposição das mercadorias, ou seja, área de venda.

Neste espaço, será o autosserviço, onde deve conter a área de frutas e verduras, localizadas em ponto de destaque, gôndolas de exposição, padaria, açougue, caixas, serviço de atendimento ao cliente (SAC) e instalações sanitárias  para os clientes. Na linha de trás, ficarão compreendidas as áreas de: produção de pães, frigorífico de carne, depósito, escritório, instalações sanitárias para funcionários e área de acesso de serviço. Todos os móveis e equipamentos deverão estar bem acomodados, promovendo a funcionalidade do ambiente.

Devem-se considerar, ainda, aspectos referentes à exposição de produtos, de forma que o cliente tenha interesse em percorrer todos os corredores. Na entrada dos clientes, deve-se colocar os produtos de grande procura e preços baixos e, ao lado, produtos que complementam sua demanda. Nessa área, também devem estar localizados os carrinhos e cestas para compras.

A padaria e o açougue devem ficar no fundo da loja. Assim, o cliente precisa percorrer  todo o espaço para chegar nesse local. Pode-se contratar um especialista na área, para decoração, o que proporcionará aumento nas vendas.

A concorrência no ramo

O empreendedor que pretende inserir-se no setor de supermercados precisa definir o tipo de empreendimento que deseja abrir, para identificar quais são os clientes que deverá atingir e poder traçar estratégias para fidelização desses clientes e satisfação de suas expectativas.

Existem cinco grupos de empresas de vendas no varejo que se diferem, conforme a quantidade de itens oferecidos e o tamanho da área de vendas. São eles:

  • Mercearia: que atende apenas pessoas que moram na vizinhança e buscam produtos para suprir uma urgência no estoque de suas mercadorias;
  • Minimercado: oferece cerca de cinco vezes a quantidade de produtos em relação à mercearia;
  • Loja de conveniência: são as pequenas lojas reformuladas, com mais variedade de produtos e qualidade de serviço;
  • Supermercado: que vende de tudo e é muito maior que o minimercado;
  • Hipermercado: que é o supermercado que vende também roupas e acessórios, produtos automotivos, para pets etc.

Essas empresas podem ser concorrentes entre si, dividindo os consumidores de determinada região.

Potencias do supermercado

O empreendedor que pretende abrir um supermercado deve identificar qual público pretende atingir. Os clientes deste tipo de estabelecimento buscam qualidade e variedade de produtos, preços baixos, proximidade, agilidade nas compras e bom atendimento.

Ao planejar um supermercado, é ideal que seja feita uma pesquisa junto a uma amostra de moradores da região para identificar suas necessidades e interesse por esse novo negócio. Ao decidir que tipo de supermercado irá montar, o empreendedor deve levar em conta o que o mercado oferece como oportunidade. Ou seja, quais foram as carências apontadas na pesquisa.

Geralmente, o espaço que o mercado oferece consiste em brechas de demandas não atendidas. Localidades já abastecidas de várias empresas que atendem ao mercado costumam não apresentar potencialidade para novas empresas no setor.

Escolher um local que tenha grande circulação de pessoas, próximo de residências e empresas é fundamental. Manter uma equipe de profissionais competentes e atualizados para atender às necessidades dos clientes é muito importante.

Uma tendência, no Brasil, é a união de pequenos supermercados, para a criação de redes. Com isso, conseguem melhores preços, maiores prazos de pagamento e a concorrência no mercado com os estabelecimentos maiores. A utilização dessa estratégia também possibilita um forte ganho de imagem, já que a marca será vista em diversos lugares.


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