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Organização | ESTOQUE
Saiba como controlar o estoque da sua loja virtual

A função principal do estoque no e-commerce é regular as vendas e garantir que a mercadoria ofertada será entregue. Portanto, só divulgue produtos disponíveis.

· 05/12/2013 · Atualizado em 07/09/2022
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O principal motivo do cancelamento de compras  on-line é o atraso na entrega dos produtos. O problema, normalmente, ocorre por má gestão da logística interna. Para que não aconteça esse tipo de falha no seu comércio eletrônico, é necessário ter controle sobre os processos de alocação, de propriedade e de organização das mercadorias.

Uma dúvida recorrente do empreendedor: “é possível compartilhar o estoque da loja física pelo site?”. Em caso de pequenos negócios, é possível, porém, deve-se ter o cuidado para não colocar o estoque inteiro na internet, para não correr o risco de vender virtualmente um produto que já foi vendido na loja física. Por exemplo, se você possui dez peças de um modelo, coloque apenas oito no seu e-commerce.

Aconselha-se, também, a analisar a quantidade de itens ofertados versus profundidade, ou seja: observe a variedade de produtos e o número disponível de peças de um mesmo item, e não coloque uma quantidade muito pequena de itens à venda.

Se houver apenas uma unidade de algum produto que foi divulgado, vários clientes interessados não poderão adquirir a peça, você terá investido em publicidade e não terá retorno financeiro.

Os empresários que comercializam produtos perecíveis devem sempre verificar a validade e organizar o estoque de acordo com a data a vencer primeiro.

Venda por consignação

É possível, ainda, vender sob encomenda ou consignação. Nesse caso a empresa não tem estoque físico, efetua a compra diretamente do fabricante. O produto é repassado ao cliente somente quando a compra é concluída. Dependendo do parceiro logístico, você receberá um código de rastreio ou haverá um procedimento de cadastro dos produtos para entrega. Em seguida, recebe a confirmação. Algumas plataformas também enviam e-mail ao cliente com o código de rastreamento.

No entanto, é preciso ter cuidado com as parcerias, porque em caso de atraso do fornecedor ou fabricante, quem perde credibilidade é a sua marca. Se o cliente não receber a encomenda no prazo, é possível que se frustre e gere uma publicidade negativa para o seu negócio, além da própria loja ter que arcar com perdas de rendimento e tempo, estornando o cartão e devolvendo o dinheiro ao consumidor. 

Sistemas de gestão

Por fim, gerenciar sozinho o estoque da loja virtual é difícil, quando se tem muitos pedidos ou quando não se possui sistema de gestão. Com o crescimento das vendas, a complexidade operacional aumenta, logo, o empresário deve possuir um gerenciamento de estoque mais cuidadoso.

Uma solução é adotar sistemas de gerenciamento ERP integrados às plataformas de venda. Deve-se, também, controlar série e lote dos produtos, para que não haja problemas na logística reversa, com a devolução dos produtos.

Implementar as práticas de omnichannel pode ajudar a controlar melhor o estoque, permitindo que os canais físicos e digitais façam a integração do que está disponível no estoque. Além disso, o empreendedor pode oferecer a opção de retirada na própria loja, caso o perfil de cliente do negócio também se interesse por essa modalidade.

Saiba mais:

Logística no e-commerce


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