LOGÍSTICA

O layout da fábrica pode influir na produtividade

Com um layout inadequado, cerca de 30% do tempo destinado à produção é desperdiçado com transporte de materiais e produtos.

A capacidade de produção de uma fábrica está intimamente ligada ao melhor aproveitamento do tempo de produção. Quanto menos tempo gasto nas paradas para troca de ferramentas, limpeza, manutenção e movimentação de materiais, melhor será a produtividade.

Uma técnica chamada "troca rápida de ferramentas", por exemplo, procura minimizar os tempos de parada de máquina para trocar as ferramentas. Porém, é na movimentação de materiais e produtos semiacabados e acabados (com consequente movimentação do operador da máquina) que ocorre a maior parte do desperdício de tempo. Cerca de 30% do tempo destinado à produção é desperdiçado com transporte de materiais e produtos.

A causa desse desperdício são problemas na disposição do estoque e das máquinas na produção – o layout da fábrica. 

Como obter um bom layout

Uma técnica simples e muito utilizada para o estudo de layout consiste no uso de uma placa de isopor sobre a qual são fixadas as máquinas, bancadas, estoque de materiais e de produtos e outros elementos envolvidos no processo de produção.

Em seguida, com alfinetes e linha colorida, representam-se os fluxos de materiais e peças entre as diversas máquinas. Onde houver maior concentração de linhas, devem ser processadas alterações para a diminuição desses fluxos. Isso pode ser feito comparando a metragem utilizada de linha entre duas opções.

É preciso respeitar as distâncias mínimas exigidas entre as máquinas e os espaços destinados à movimentação e estocagem de materiais e produtos em processo e acabados. 

Pensar nessa logística, otimiza o uso do espaço da fábrica e pode melhorar a produtividade sem grandes investimentos.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: