this is an h1

this is an h2

Tue Sep 13 17:47:58 BRT 2022
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
O que fazer depois de abrir uma empresa

Agora que você se formalizou, é preciso ficar atento aos processos de funcionamento do seu negócio e ajustar metas e objetivos sempre que for necessário.

· 06/03/2019 · Atualizado em 13/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A vontade de empreender e ter um negócio é o início de uma caminhada que deve ser de muito sucesso, mas que requer cuidado e atenção. 

Depois de fazer muita pesquisa de mercado, tirar dúvidas e analisar as finanças, você conseguiu: abriu a sua empresa do zero. Mas este é somente o primeiro passo, pois você sabe que ainda faltam outras muitas coisas que devem ser resolvidas e que terá diversas decisões pela frente, correto? Mas, afinal, comprar todos os equipamentos, contratar funcionários e investir em estratégias de marketing não é suficiente? Não, não é. São passos muito importantes, mas a jornada está somente no início.

Por isso, nós, do Sebrae, oferecemos conteúdo para ajudar você a se preparar bem para essa jornada e também se organizar para superar todos os obstáculos que encontrar pelo caminho.

Nessa primeira fase do negócio, ter um bom controle financeiro pode significar elevar significativamente as chances de sucesso, afinal gastar mais do que se tem pode levar a sua empresa a acumular dívidas, o que não é bom para qualquer negócio, especialmente para os recém-criados.

Além disso, existem alguns pontos para os quais é preciso estar atento. Um deles se refere às competências que você precisa desenvolver para administrar um negócio de sucesso. Para a boa gestão da empresa:

  • Procure sempre obter informações sobre o planejamento e a gestão dos negócios.
  • Promova análise dos seus comportamentos como gestor, visando sempre à perenidade dos negócios.
  • Implante controles básicos de gestão e estruture as áreas da empresa, analisando resultados para tomar as melhores decisões.

Um erro que novos empreendedores cometem ao abrir o seu negócio e que pode contribuir para que não tenha sucesso é a falta de investimento em conhecimentos de gestão, que auxiliam nas melhores tomadas de decisão. Fazer cursos, participar de eventos e de grupos de empresários pode ajudar muito neste processo.

Além disso, a decisão de criar uma empresa deve ser acompanhada da elaboração de boas práticas para manter o negócio em pleno funcionamento. Veja a seguir cinco questões que você, como empreendedor, deve ter sempre em mente:

O que eu quero com meu negócio? Saiba qual é a sua estratégia de atuação e esteja sempre pronto para ajustar objetivos, metas e planos de ação.

Quanto custa o meu negócio? Faça constantemente um planejamento financeiro para acompanhar os gastos, conhecer o fluxo de caixa e calcular lucros.

Como meu negócio funciona? É muito importante estabelecer os processos da sua empresa para saber quais são as atividades que devem ser desenvolvidas e como fazer para que isso aconteça com excelência.

Quem vai trabalhar? Uma empresa não pode ter todos os processos centralizados em seu dono. É necessário alocar as pessoas certas para desenvolver as atividades.

Para quem vou vender e como? Você precisa conhecer o seu público e o mercado, saber como eles se comportam para atingir o maior número de pessoas possível e driblar a concorrência.

Um item importante de destacar é o processo de angariação de clientes, que representa uma dúvida recorrente dos jovens empreendedores. Afinal, todo negócio só sobrevive se tiver consumidores, correto? Descobrir como atrair e fidelizar clientes deve ser uma das preocupações ao iniciar uma empresa. Então, pergunte-se: quem quer que seja o seu público e o que ele espera de uma empresa como a sua? Como poderá surpreender este público? Quais canais usar para chegar até ele? 

Agora sim podemos nos aprofundar na sua carreira empreendedora. Veja alguns cursos que você pode fazer para desenvolver as suas habilidades de gestão empresarial, aprendendo a controlar os negócios, e a saber o que deve ser mensurado e como analisar os resultados.

Empretec

Amadureça as suas características empreendedoras, aumentando a competitividade e as chances de permanência do seu negócio no mercado. Quer conhecer mais sobre o curso? Clique aqui e acesse.

Planejamento financeiro

O que é o fluxo de caixa e como aplicá-lo no negócio: nas operações do dia a dia de uma empresa, a organização financeira é fundamental. Para isso, o empresário conta com um instrumento básico de planejamento e controle financeiro, denominado fluxo de caixa. Clique aqui para saber mais.

Curso online de gestão financeira: tenha segurança e tranquilidade ao tomar decisões relacionadas às finanças. Clique aqui para se matricular.

Planilhas que facilitam a gestão financeira: conheça várias ferramentas para ajudar a lidar com caixa, crédito, estoque, preço de venda, passivos e capital de giro. Clique aqui para ter acesso às planilhas.

Organização de processos

Curso online de gestão empresarial integrada: compreenda a sua empresa como organização sistêmica e busque a eficácia empresarial com foco na gestão integrada. Clique aqui para se matricular.

10 dicas para a gestão da qualidade na sua empresa: o foco em qualidade e a adoção de práticas sustentáveis são capazes de conduzir a sua empresa a um novo patamar. Clique aqui e saiba como fazer.

Gestão sustentável dos negócios, como sua empresa pode investir nisso: conheça a cartilha que apresenta conceitos, metodologias e ferramentas para que os pequenos negócios possam atuar com sustentabilidade. Clique aqui para baixar.

Planejamento

Curso online de planejamento estratégico para empreendedores: aprenda a definir uma estratégia clara para o seu negócio e a desenvolver uma gestão eficiente para a execução de ideias. 

Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio: aprenda o que é o plano de negócio, por que é importante e todos os requisitos necessários para você mesmo criar um na sua empresa. Clique aqui e se aprofunde.

Aprenda a analisar o seu mercado de atuação e planejar ações: e-book que ensina a usar a internet para gerar inteligência competitiva em seu negócio, conquistar melhores resultados que a concorrência e fidelizar os consumidores. 

Conteúdo especial

Para finalizar, nós separamos um conteúdo superespecial para você acompanhar o desenvolvimento do seu negócio.

Melhore sua gestão, entenda a importância do diagnóstico empresarial: reflita sobre a administração de seu negócio e entenda bem quais são os quesitos essenciais para o sucesso.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?