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Mercado e Vendas | FRANQUIA
Pequenos negócios: preparação para o franchising

Requisitos básicos para crescer por meio do sistema de franquias.

· 09/12/2013 · Atualizado em 12/07/2023
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Antes do advento do franchising, as empresas, ao detectar oportunidade de crescimento, tinham como única opção abrir filiais. Para isso, tinham que investir recursos próprios, administrar à distância, enfrentando, muitas vezes, grandes dificuldades devido à falta de pessoas qualificadas para comandar suas filiais.

Atentos à evolução do mercado, empresários descobriram a forma de crescer por meio do sistema de franquias sem ter que investir recursos próprios na abertura de novos pontos. E, o mais importante, contando com pessoas mais qualificadas e comprometidas com a qualidade do atendimento, com a comercialização e com o desenvolvimento do negócio próprio - os seus franqueados.

O franchising é um sistema de negócios aberto a pessoas que acreditam na cooperação entre empresas e na união de forças e interesses comuns, como um bom caminho para criação e participação numa rede corporativa. Está voltado também, para empresários que sabem que é bem melhor unir forças numa relação de interdependência do que expandir sozinho.

Se a empresa detém um negócio tradicional, que funciona muito bem, e pensa em implementar um processo de expansão, via franchising, precisa considerar as seguintes questões:

  • O negócio tem que ser rentável, os franqueados também querem ganhar dinheiro;
  • É fundamental preparar bem a empresa para se tornar uma franquia, sistematizar as operações, cuidar da documentação legal, conforme determina a LEI Nº 13.966/19 – Franquia Empresarial, colocar todos os procedimentos num manual e se estruturar corretamente para ministrar os treinamentos e suporte inicial e contínuo aos franqueados;
  • É importante elaborar um minucioso plano de expansão ou de concessão de franquias.

Plano de marketing

Para competir no mercado em constante evolução, a condução do franchising exige um plano de marketing criativo, bem disciplinado e com público-alvo claramente definido.

Ter uma unidade própria - padrão e um ótimo modelo - facilita muito na identificação de pessoas interessadas. É também muito importante selecionar bem franqueados que tenham determinação e compromisso para trabalhar em parceria, com o objetivo de fazer crescer e consolidar uma marca de sucesso.

Sintonia

O franchising é um processo de expansão das atividades de uma empresa junto com pessoas que querem ter seu próprio negócio. Para que o sistema funcione, no entanto, é preciso sintonia entre as partes.

O franqueador passa a trabalhar com parceiros e a partilhar muitas de suas decisões com seus franqueados que, por sua vez, perdem um pouco da independência de um negócio próprio e, em contrapartida, começam ganhando por utilizar uma marca conhecida e por ter apoio constante na administração da sua franquia.

Assim, empresários em posições diferentes precisam conhecer as expectativas e as limitações de cada um para que haja sucesso na parceria.

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