PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Tudo o que você precisa saber sobre pesquisa mercadológica

Siga o passo a passo para uma pesquisa de mercado eficaz, saiba como definir seu público-alvo e aprenda, ainda, a fazer uma pesquisa para lançamento de produto.

Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contém um certo grau de incerteza: tanto das informações em que estão baseadas, quanto das suas consequências. Por isso, é necessário que exista uma pesquisa de mercado. Mas você sabe o que é essa pesquisa e como ela é feita?

A pesquisa de mercado tem o objetivo de orientar o empreendedor nas estratégias que serão tomadas. Porém, a informação por si só não leva à decisão nem ao sucesso do negócio: é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam possíveis riscos.

1 - Conhecer o perfil do cliente

É porque ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, entre outros) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, entre outros).

2 - Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos

Bom, o título já diz tudo!

3 - Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços

Isso é possível por meio do sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança, qualidade dos produtos e serviços. O objetivo é possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras ou, se for o caso, de terceirização das atividades.

4 - Dimensionar o mercado

Dessa forma é possível identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.

5 - Definir seu público-alvo

Ao lançar um produto no mercado, a empresa deve saber quem será o público-alvo. Esse conhecimento é fundamental porque nós sabemos que os produtos existem para, em primeiro lugar, satisfazer às necessidades dos clientes.

Nesse sentido, realizar uma pesquisa do público-alvo é uma etapa que não deve ser esquecida, pois poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto ou até da empresa como um todo.

  • Análise de mercado

Uma boa pesquisa junto aos consumidores já existentes ou futuros indicará como um produto será recebido, quem se interessará por ele e até que preço o consumidor estará disposto a pagar.

 

Informará, ainda, quais as vantagens que os produtos concorrentes oferecem e seus pontos fracos. Poderá, inclusive, mostrar como o público reagirá, por exemplo, ao nome do produto, à sua embalagem, design, sabor, entre outras características que o distinguem.

 

A recomendação é fazer uso do cadastro de clientes para entendê-los melhor. Esse cadastro deve conter nome, telefones, e-mails, endereço, sexo, profissão, faixa etária e, principalmente, o que compram, por que compram e com qual frequência.

 

A pesquisa de mercado tem como objetivo orientar o empreendedor nas estratégias a serem tomadas.

Análise de mercado

 

1 - Defina o objetivo da pesquisa

Oque você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.

2 - Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa

São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.

3 - Defina o tamanho da amostra da pesquisa

Isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.

4 - Elabore um roteiro básico de perguntas 

Elas devem ser simples, diretas e imparciais. Também devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos consumidores e conter todos os aspectos que se deseja detectar.

5 - Elabore o questionário

Inclua as perguntas já testadas e validadas.

6 - Aplique o questionário

Apresento-o ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento.

7 - Compile os resultados 

Depois de complidaos, analise as respostas.



  • Análise de mercado

Pesquisa para lançamento de produto

Antes de iniciar, é preciso estabelecer claramente qual o produto você pretende lançar. Em seguida, desenvolva um protótipo do produto, utilizando profissionais de design de embalagens, entre outros especialistas. Depois, é só seguir os passos da pesquisa mostrados neste texto. O público-alvo é o grupo de possíveis futuros consumidores e suas características, tais como idade, sexo e poder aquisitivo.

Durante o processo de lançamento de um novo produto e serviço é importante analisar os dados levantados na pesquisa com imparcialidade. Atente-se também em não buscar opiniões de pessoas envolvidas, tanto profissionalmente quanto na família: eles não possuem o distanciamento necessário para uma análise imparcial. Lembre-se: o que importa é a opinião dos potenciais consumidores.

O processo de decisão de compra é feito pelos consumidores de acordo com a percepção que eles possuem de um problema. A partir disso, eles se movem em direção à resolução. Essa avaliação vem de um modelo genérico de decisão, que se baseia em cinco passos dados pelo consumidor no ato da compra.

1. Reconhecimento do problema (necessidade);
2. Busca pela resolução;
3. Avaliação das alternativas;
4. Escolha, opção por uma das alternativas;
5. Avaliação pós-aquisição.

Preparamos alguns materiais caso tenha dúvidas. Acesse o video e os links abaixo, e entenda o que é, e como fazer uma pesquisa de mercado. 

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