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Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Tudo o que você precisa saber sobre pesquisa mercadológica

Siga o passo a passo para uma pesquisa de mercado eficaz, saiba como definir seu público-alvo e aprenda, ainda, a fazer uma pesquisa para lançamento de produto.

· 09/04/2014 · Atualizado em 07/02/2022
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Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contém um certo grau de incerteza, tanto das informações em que estão baseadas, quanto das suas consequências. A pesquisa de mercado é uma ferramenta especialmente desenhada para diminuir as dúvidas e iluminar o cenário.

5 motivos para fazer uma pesquisa mercadológica

1. Conhecer o perfil do cliente

Ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, entre outros) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, entre outros).

2. Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos

Bom, o título já diz tudo!

3. Analisar os fornecedores de produtos e serviços

Isso é possível por meio do sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança, qualidade dos produtos e serviços. O objetivo é possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras ou, se for o caso, de terceirização das atividades.

4. Dimensionar o mercado

Dessa forma é possível identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.

5. Definir o público-alvo

Ao lançar um produto no mercado, a empresa deve saber quem será sua clientela. Esse conhecimento é fundamental, uma vez que os produtos existem para, em primeiro lugar, satisfazer as necessidades dos clientes.

Nesse sentido, realizar uma pesquisa do público-alvo é uma etapa que não deve ser esquecida, pois poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto ou até da empresa como um todo.

  • Uma boa pesquisa junto aos consumidores, já existentes ou futuros, indicará como um produto será recebido, quem poderá se interessar por ele e qual o preço que o consumidor estará disposto a pagar.
  • Informará, ainda, quais as vantagens que os produtos concorrentes oferecem e quais seus pontos fracos. Poderá, inclusive, mostrar como o público irá reagir, por exemplo, ao nome do produto, à sua embalagem, design, sabor, entre outras características que o distinguem.
  • O cadastro de clientes é a própria chave para entendê-los melhor. Esse cadastro deve conter nome, telefones, e-mails, endereço, sexo, profissão, faixa etária e, principalmente, o que compram, por que compram e com qual frequência o fazem.
  • A pesquisa de mercado tem como objetivo orientar o empreendedor nas estratégias a serem tomadas.
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Análise de mercado

7 passos para que a pesquisa de mercado seja eficaz

1. Defina o objetivo da pesquisa

O que você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.

2. Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa

São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.

3. Defina o tamanho da amostra da pesquisa

Isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.

4. Elabore um roteiro básico de perguntas 

Elas devem ser simples, diretas e imparciais. Também devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos consumidores e conter todos os aspectos que se deseja detectar.

5. Elabore o questionário

Inclua as perguntas já testadas e validadas.

6. Aplique o questionário

Apresento-o ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento.

7. Compile os resultados 

Depois de complidaos, analise as respostas.

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Pesquisa prévia ao lançamento de um produto

Antes do lançamento, é preciso estabelecer claramente as características do produto. Em seguida, desenvolver um protótipo, utilizando profissionais de design de embalagens, entre outros especialistas. A seguir, definir qual será o público-alvo, definindo o grupo de possíveis futuros consumidores e suas características, tais como idade, sexo e poder aquisitivo.

Você pode se interessar em fazer um plano de negócio para um produto ou serviço e para criar esse planejamento o Sebrae disponibiliza uma ferramenta gratuita que facilita e orienta todo o processo. Confira aqui. 

Análise do lançamento

Durante o processo de lançamento de um novo produto ou serviço, é importante analisar os dados obtidos na pesquisa com imparcialidade. Pessoas envolvidas, tanto profissionalmente quanto na família, não podem participar da pesquisa, uma vez que não possuem o distanciamento necessário para uma análise imparcial. Lembre-se: o que importa é a opinião dos potenciais consumidores.

Análise de mercado

O processo de decisão de compra é feito pelos consumidores de acordo com a percepção que eles possuem de um problema. A partir disso, eles se movem em direção à resolução. Essa avaliação vem de um modelo genérico de decisão, que se baseia em cinco passos dados pelo consumidor no ato da compra.

1. Reconhecimento do problema (necessidade);
2. Busca pela resolução;
3. Avaliação das alternativas;
4. Escolha uma das alternativas;
5. Avaliação pós-aquisição.

Dica

Cultive o relacionamento depois da compra

Conversar com o cliente depois da compra é uma grande ideia. Peça uma avaliação da experiência. e Pedir que dêm depoimentos, e que postem nas mídias sociais,é um grande diferencial para novos consumidores. A indicação sempre é a melhor estratégia de convencimento.

Após a venda, você pode fazer pesquisas de satisfação dos clientes, enviando formulários, através deinstrumentos como Google Forms, Typeform e Survey Monkey.

Veja como fazer uma pesquisa de mercado para identificar clientes >

Quer saber mais sobre pesquisa de mercado?

Preparamos alguns materiais auxiliares. O video e os links abaixo ajudam a entender o que é, e como fazer uma pesquisa de mercado. 




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