O detalhamento dos objetivos é o passo mais importante para resultados efetivos.
Vamos começar pelo público-alvo. Quem a empresa quer atingir? Homens, mulheres ou crianças? Classes A, B, C ou D? A análise de ameaças e oportunidades do setor em questão pode determinar quem são os clientes de uma empresa. Até mesmo a análise de pontos fortes e fracos pode ajudar a direcionar o empreendimento a algum público-alvo diferente, em que a concorrência esteja fraca ou não muito ativa. Exemplos de público-alvo:
- Instituições, como hospitais, escolas e prefeituras.
- Construtoras.
- Empresas de manutenção, inclusive predial, segurança, restaurante e limpeza.
Posicionamento
É a “personalidade” do produto ou objeto de comercialização, ou seja, a posição que você deseja ocupar na mente do cliente. Ao pensar numa marca, você tem uma ideia de produto - se é de boa ou má qualidade, se tem preço alto ou baixo e assim por diante.
Na prática, tanto a determinação de objetivos como o posicionamento podem ser apresentados da seguinte forma em um plano de marketing:
- Mercado-alvo: o mercado-alvo a ser atingido será o segmento de homens na faixa etária entre 25 e 35 anos, renda entre R$ 1.200 e R$ 3.000, profissionais liberais, residentes em São Paulo.
- Posicionamento: o produto será posicionado como de boa qualidade e com preço intermediário.
Metas do composto de marketing
Nessa etapa, o empreendedor deve determinar o que espera vender e como será feita a comercialização, considerando como pontos de referência os 4 Ps: Produto, Preço, Ponto de venda e Promoção.
- Produto: características do produto.
- Preço: valor de venda para o consumidor final.
- Ponto de venda: intermediários envolvidos na venda do produto.
- Promoção: ações de propaganda e promoção de vendas.
Aproveite os cursos do Sebrae:
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.