INVESTIMENTO

Prazo de Retorno do Investimento (PRI)

O PRI é um indicador de atratividade do negócio, pois mostra o tempo necessário para que o empreendedor recupere tudo o que investiu.

O Prazo de Retorno do Investimento (PRI) é obtido sob a forma de unidade de tempo e consiste, basicamente, numa modalidade de cálculo inversa à da rentabilidade.

Por exemplo, se uma empresa tem um PRI de 2,5 anos, isso significa que dois anos e seis meses após o início das atividades o empresário terá recuperado, sob a forma de lucro, tudo o que gastou no empreendimento.

Para calcular o PRI, em uma empresa nova ou em um investimento que vamos realizar, é preciso utilizar o valor do capital aplicado. Já quando se trata de uma empresa em atividade, podemos utilizar o valor do patrimônio total da empresa.

Vejamos a fórmula de cálculo para o PRI:

PRI = Investimento Total / Lucro Líquido.

Utilizando os dados da Estrutura Gerencial de Resultados e supondo que o valor do capital aplicado seja de R$ 45.000,00 e o lucro líquido no período seja de R$ 18.000,00, temos:

PRI = (45000 / 18.000) = 2,5 anos (02 anos e 06 meses).

Amplie o seu conhecimento. Conheça as ferramentas e serviços digitais que o Sebrae e seus parceiros oferecem. 

 

Matricule-se nos cursos online sobre finanças

 
Nos ajude a melhorar este conteúdo! Avalie abaixo se o conteúdo foi útil ou não para você. Se não foi útil, nos diga o que ficou faltando para poder melhorá-lo!

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: