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Mon Jun 26 06:22:00 BRT 2017
Finanças | COBRANÇA
Procedimentos de cobrança para evitar a inadimplência

As penalidades financeiras (multas e juros) devem ser estabelecidas juntamente com outras diretrizes, para garantir a saúde financeira da empresa.

· 04/12/2013 · Atualizado em 26/06/2017
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Mesmo tomando todas as precauções, fazendo um cadastro completo dos clientes e adotando uma política de crédito adequada para as vendas a prazo, alguns clientes acabam atrasando o pagamento de suas prestações. Quando isso ocorre, o empresário se vê diante da temível inadimplência, que pode comprometer o equilíbrio financeiro da sua empresa.

O empreendedor que decide efetuar vendas a prazo deve definir os procedimentos de cobrança que deverão ser adotados tão logo ocorra a inadimplência. Para combater esse mal, o principal remédio é agir com rapidez, ou seja, iniciar prontamente o processo de cobrança, para receber os recursos financeiros em atraso, a fim de preservar a saúde financeira da empresa.

Os procedimentos são rotinas e tarefas a serem executadas, as quais devem ser baseadas nos critérios e diretrizes definidos pela empresa.

Fique de olho

Veja as sugestões de alguns procedimentos de cobrança:

  • Sistema de controle das contas a receber;
  • Penalidades financeiras (multas e juros);
  • Atraso máximo permitido, a partir do qual as ações de cobrança serão iniciadas;
  • Critérios e parâmetros para a renegociação da dívida;
  • Contatos a serem feitos e seus respectivos prazos;
  • Registro do cliente inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito;
  • Prazo e forma de comunicação ao(s) fiador(es) ou avalista(s);
  • Medidas extrajudiciais e judiciais a serem tomadas;
  • Respeito ao Código de Defesa do Consumidor no que se refere à cobrança de dívidas.

Exemplo

Apesar de o Sr. João ter tomado todas as medidas necessárias para melhorar o perfil de sua carteira de crédito, o que reduziu significativamente a taxa de inadimplência da loja Passo Firme, ainda assim, alguns clientes continuam atrasando seus pagamentos.

Contudo, o empresário não se intimida, pois sabe que a solução para esse problema passa pela organização e pela tempestividade das ações de cobrança. O Sr. João aproveita os controles das contas a receber, que já tinha implantado quando organizou o setor de cadastro de clientes, para analisar o atual perfil dos seus créditos vencidos.

Após analisar os dados e estudar a melhor forma de cobrar dos seus clientes em atraso, definiu, entre outros, os seguintes procedimentos:

  • Organização do setor de cobrança, com dois funcionários, devidamente treinados e com suas funções claramente definidas;
  • Controle manual para acompanhamento dos créditos em atraso;
  • Agendamento de ações de cobrança e seus respectivos prazos, que vão aumentando de intensidade, na medida em que o atraso também aumente;
  • Penalidades financeiras que representem 3% ao mês, a título de multa e juros de mora;
  • Adoção de critérios e parâmetros para renegociação com os devedores;
  • Tomada de medidas extrajudiciais e judiciais para a cobrança das dívidas.

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