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Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
Produtividade versus Qualidade

Como equilibrar produtividade e qualidade para a sua empresa crescer e tornar-se competitiva.

· 25/10/2022 · Atualizado em 28/10/2022
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A eficiência na fabricação de produtos e na prestação de serviços vem evoluindo e se beneficiando muito da tecnologia. A qualidade pode acompanhar esta evolução se fatores como processo produtivo e insumos estiverem dentro de um padrão. O fato é que para a empresa crescer, depende do equilíbrio entre estes conceitos. 

E este é um dos grandes dilemas nas empresas! Parece uma gangorra: se a produção for rápida demais, a qualidade pode cair; e se passar muito tempo dedicado somente à qualidade, pode fazer a produtividade e os ganhos caírem demais. Engana-se quem pensa que a qualidade e a produtividade são coisas opostas. Fique atento, pois vamos dar algumas dicas, inspiradas no post do Sebrae São Paulo, para você chegar nesse perfeito equilíbrio.

O cliente deve perceber a qualidade: quem avalia o negócio é o cliente

Para início de conversa, a qualidade real é aquela que o seu cliente percebe e sinaliza. Não adianta nada você achar que o seu padrão de qualidade está ótimo, mas o seu cliente demonstrar não gostar do produto. Quem dá a avaliação do negócio é sempre o cliente. 

Quando você sentir que os clientes são fiéis e gostam realmente do atual estágio no seu produto, comece a pensar em otimizações que te levem a produzir mais rápido, em maior quantidade. Então, saiba sempre o que o seu cliente acha do seu produto. 

Analise a capacidade de produção

Essa é a hora de analisar a capacidade de produção da sua empresa. Busque o máximo que a sua empresa suporta produzir mantendo o padrão de qualidade, sem alterar as condições de estrutura e serviços. O conceito de “curva de produtividade e qualidade” consiste em chegar ao máximo de produção mantendo a qualidade, e basicamente é obtido por tentativa e erro. Vá com calma e não tenha medo de experimentar.

Por exemplo, digamos que você tenha uma confeitaria e a demanda por determinado bolo tem aumentado bastante nos últimos tempos. Se mesmo com um número maior de pedidos você consegue fazer a receita perfeitamente e atende à demanda: parabéns! Os seus processos vão muito bem, e você está muito perto do equilíbrio. 

Otimize os processos do seu negócio

Mas, você percebeu que o aumento de demanda te sobrecarregou, então, é hora de otimizar os processos de seu negócio. Você pode otimizar os processos tirando tudo aquilo que é burocracia, que é dispensável. 

Ainda no exemplo do bolo, digamos que você criou a regra de registrar todos os ingredientes que está usando durante as receitas na confeitaria. Pode ser que esse sistema de controle mais atrapalhe do que ajude, porque você poderia ter esses mesmos números por meio de um controle de estoque, por exemplo. Existem outras formas de otimização: compra de novas ferramentas, contratação de pessoas. A dica, então, é a seguinte: tente pensar em tudo o que seja de excesso dentro do seu negócio. 

Entenda seus limites

Depois de otimizar os processos e manter a qualidade, saiba quais são os limites da sua empresa. Às vezes, a sua estrutura não suporta produzir em larga escala e com a mesma qualidade. Então, tenha consciência que aqui há dois caminhos: ou você estabelece um limite claro para o seu negócio e trabalha com ele; ou começa a pensar em investir em melhorias mais pesadas como, por exemplo, a mudança para um espaço maior.

Realmente, a relação entre produtividade e qualidade é muito sensível, mas você deve sempre buscar o equilíbrio. E ele só vem com o dia a dia da sua empresa: faça testes, seja criativo! Explore todo o potencial do seu negócio!

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