INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS

Quando vale a pena manter um blog corporativo

Manter vivo um blog para a sua empresa é um investimento em conteúdo, qualidade, comunicação, relacionamento e divulgação.

Chegar ao público
  • Ação contínua

O consultor Marcelo Vitorino, na Campus Party, em São Paulo, apresentou uma palestra sobre  razões e benefícios para uma empresa manter o que se chama de blog corporativo. Veja o vídeo abaixo.

Segundo ele, se o blog for tratado como canal de comunicação, com planejamento, produção de conteúdo, regularidade e de olho no comportamento dos consumidores, vale muito a pena, não importando o tamanho da empresa.

Para muitas empresas, o blog corporativo é o canal que gera negócios e atrai a atenção de seu público.

Um dos problemas para quem investe em comunicação, relacionamento e divulgação é a dispersão do usuário. As pessoas nas web normalmente têm a atenção muito dividida, com dez janelas abertas simultaneamente.

O objetivo de se fazer encontrar pelo público certo pode ocorrer através de um conteúdo bem produzido, com informações que refletem valor. É importante deixar  claro o propósito e a ação desejada e que a mensagem seja disposta de forma simples. Assim, mesmo com a dispersão, o objetivo terá chance de ser alcançado.

Dica: em todos os conteúdos lembre-se de sensibilizar, motivar (dar motivos) e mobilizar o espectador.

Ação contínua
  • Chegar ao público
  • Como criar e manter

Para captar a atenção dos usuários é preciso produzir um bom conteúdo. Os blogs são um ótimo caminho para disponibilizar o que foi produzido.

Enquanto anúncios perdem seu efeito assim que sua campanha acaba, não levando mais ninguém ao destino desejado, o conteúdo publicado em um blog permanece “encontrável” pelo tempo que for desejado. Se o empreendedor entender o que seu público deseja, será encontrado através de alguma busca.

Esse tipo de resultado leva tempo, não menos que seis meses, muito por conta da quantidade de conteúdo publicado necessária para aparecer nos resultados das buscas feitas em sites como Google e Bing. Publicando conteúdo três vezes por semana, provavelmente haverá retorno em 12 meses, de forma geral, pois cada caso é um caso.

Os investimentos para um blog corporativo variam muito, de acordo com a região onde se contrata os serviços, com o tipo de empresa contratada e com a intenção. Para criar os conteúdos, ou você contrata um profissional ou faz você mesmo, se tiver esta facilidade.

Como criar e manter
  • Ação contínua

Para criar o blog, normalmente há estes caminhos:

  • Faça você mesmo. Se você tem conhecimentos digitais e quer um blog, basta entrar no WordPress.com e abrir um. Não será necessário contratar ninguém. A ferramenta é gratuita, mas se você pagar uns trocados terá direito a mexer nos layouts básicos, mais espaço no servidor e também poderá usar um endereço próprio.
  • Use freelancers. Você pode optar por contratar um programador e um designer para desenvolver seu blog. Eles demandarão muita orientação, mas o custo não será muito alto.
  • Consultores ou agências de comunicação. A melhor opção para quando o empresário não quer ter dor de cabeça. Geralmente as agências pensam mais em resultados e formas para chegar neles do que na plataforma tecnológica, portanto, a chance de seu canal ser bem visitado é muito maior quando projetado para isso. É o mundo ideal, se existir orçamento.


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