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Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Quer o seu negócio mais competitivo? Conheça bem o mercado

Além da própria capacidade, empresas devem avaliar os aspectos externos, como concorrentes, fornecedores e clientes.

· 16/12/2013 · Atualizado em 05/09/2016
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Para serem competitivas, as empresas devem ter uma boa gestão dos próprios recursos e acompanhar com seriedade as tendências dos concorrentes e dos mercados consumidores e fornecedores. Assim como em outros setores, o mercado muda com frequência e as empresas precisam acompanhar esse processo de mudança.

Fatores externos

O mercado está baseado em três pilares:

  • Consumidores (clientes).
  • Fornecedores.
  • Concorrentes.

Eles funcionam de maneira integrada, mas é muito importante entender bem a função e as características de cada um.

Mercado consumidor

É formado pelas pessoas ou empresas que compram um determinado produto ou serviço. São os clientes.

O consumidor final é alcançado por meio de uma rede de representantes comerciais e lojistas, tanto no mercado interno quanto no externo.

Alguns aspectos importantes a serem observados na análise do mercado consumidor:

  • Definição do público-alvo.
  • Distribuição geográfica dos clientes.
  • Fatores decisivos no momento da compra.
  • Tamanho do mercado.
  • Perspectivas de crescimento.

Mercado concorrente

É composto pelas empresas que oferecem produtos (ou serviços) iguais ou muito parecidos. Elas atendem ao mesmo público e atuam na mesma região.

É fundamental saber quem são os concorrentes, quantos são e como atuam. Analisando a concorrência, é possível identificar novas maneiras de atender aos clientes e novos mercados. Desse modo, aprimorar a estratégia de vendas.

Alguns aspectos importantes devem ser observados na análise dos concorrentes:

  • Identificação de cada concorrente.
  • O porte.
  • Avaliação dos pontos fortes e fracos.
  • Comparação estratégica da empresa com a concorrência.

Mercado fornecedor

É o conjunto de empresas que fornecem os recursos necessários para que outra empresa e seus
concorrentes possam fabricar produtos e serviços.

Na análise do mercado fornecedor, é importante observar:

  • Matérias-primas e mercadorias necessárias para o funcionamento da empresa.
  • Identificação dos fornecedores.
  • Localização dos fornecedores.
  • Condições de negociação e pagamento.
  • Análise comparativa de fornecedores (qualidade, preço, prazo de entrega etc.).

Fatores internos

Conhecer a estrutura de funcionamento da empresa é fundamental para o sucesso do gerenciamento. Em geral, uma empresa se divide nas seguintes áreas:

  • Administração de marketing e comercialização.
  • Administração de produção.
  • Administração de recursos humanos.
  • Administração de finanças.

É comum que os empresários se dediquem intensamente a um dos setores e descuidem dos outros. Por exemplo, muitos se envolvem profundamente com a parte operacional da produção e se esquecem do planejamento da produção e dos demais setores da empresa.

A gestão da empresa também deve ser integrada e estratégica. Isso significa que ela precisa ser administrada a partir da integração de todos os setores. As metas e resultados devem ser avaliados de acordo com a realidade do mercado.

Áreas da empresa

Produção

Uso dos recursos materiais necessários às operações da empresa.

Itens básicos de análise:

  • Definição da capacidade produtiva.
  • Avaliação do processo de produção.
  • Evoluções para melhorar o uso dos recursos.

Recursos Humanos

Pessoas que trabalham na empresa.

Itens básicos de análise:

  • Seleção adequada de funcionários.
  • Capacitação dos funcionários.
  • Avaliação dos resultados no trabalho conforme metas estabelecidas.

Finanças

Tudo o que se refere às receitas, às despesas, aos financiamentos e aos investimentos necessários para o alcance dos objetivos propostos.

Itens básicos de análise:

  • Composição de custos e formação de preços.
  • Controles financeiros.
  • Análise e planejamento financeiro.

Comercialização e marketing

Define como o produto deve ser colocado no mercado e como serão vendidos.

Itens básicos a considerar:

  • Satisfação dos clientes.
  • Supervisão de vendas.
  • Sazonalidade das vendas.
  • Definição de política comercial.
  • Plano de marketing.

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